SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): por que ter esse departamento em sua empresa?

Já deve ter acontecido com você: após uma compra, ou contratação de serviço, você precisou entrar em contato com o SAC, e após horas de espera, um atendimento “robótico”, e muitos gerúndios, você acabou descobrindo que precisaria ligar novamente em outro horário.

Se isso não aconteceu com você, é provável que alguma situação semelhante tenha sido vivida por alguém que você conhece. Quase todo mundo tem uma reclamação ou situação marcante relacionada ao setor de atendimento das empresas.

É por isso que em um mercado com a concorrência cada vez mais competitivo, um SAC que está bem organizado e que recebe elogios pode até servir como fator diferencial e instrumento de marketing poderoso nas mãos de gestores. Independente se ele é interno ou terceirizado, o que importa mesmo, é a qualidade e agilidade oferecida aos seus clientes.

O Serviço de Atendimento ao Cliente e a sua importância

Todo mundo gosta de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo. Então, o SAC funciona como um “cartão de visitas” da empresa, sendo capaz de imprimir uma memória boa ou ruim na mente de um cliente.

Se você ainda não possui um setor de SAC em sua empresa, listamos 6 motivos para que você tenha esse departamento em sua companhia. Confira:

1 – O setor de atendimento ao cliente faz com que a marca se torne confiável

Com as muitas opções disponíveis na atualidade, um consumidor só permanece fiel a uma empresa se esta oferece boas razões para isso.

Por isso, aqui vai uma dica: clientes permanecem consumindo marcas, produtos ou serviços que eles confiam. E confiança se consegue através de um bom relacionamento.

Se o seu cliente entra em contato com a sua empresa de maneira fácil, e obtém um atendimento que satisfaça os seus anseios, ele tende a confiar em sua marca, e dificilmente irá trocá-lo pela concorrência.

2 – Clientes satisfeitos geram novos clientes

Durante uma compra e no pós-venda, um consumidor pode ter muitas dúvidas sobre todo o processo. Se a sua empresa mantém um canal de comunicação com o cliente, auxiliando-o durante toda a jornada de compra, ele provavelmente vai compartilhar a experiência com colegas e amigos, ou quando precisar fazer uma indicação sobre os seus serviços.

E se você ainda não está ciente disso, aqui vai uma verdade: o boca-a-boca é uma das propagandas mais poderosas. Quando o seu cliente faz uma indicação, ele está colocando a própria palavra para transmitir uma informação para alguém do seu círculo de confiança. Portanto, ele só falará bem sobre as marcas que o cativaram.

Como você quer que as pessoas falem de você: “Vai lá que o atendimento é ótimo!” ou “Eles nem têm serviço de atendimento ao cliente”?

3 – O auxílio no pós-venda pode garantir que um cliente volte a fazer negócios com você.

Como você deve imaginar, uma venda não acaba no pagamento. Muitas empresas negligenciam o período pós-venda e acabam perdendo a oportunidade de estreitar laços com o consumidor.

Se um cliente comprou de você e tem problemas, é de você que ele espera a solução. Assim, é no departamento de serviço de atendimento ao cliente que o consumidor vai poder receber o suporte especializado e o melhor tratamento possível.

4 – Se você não oferece bons canais de atendimento, é provável que a sua concorrência ofereça

Se o seu público alvo consegue conversar com a sua concorrência de maneira mais acessível do que com você, nem precisamos dizer que é para lá que ele vai.

5 – O SAC poderá otimizar seus produtos e serviços

O setor de atendimento ao cliente pode utilizar ferramentas para armazenar informações sobre todos os atendimentos. A partir daí, será possível obter dados e insights sobre como o seu serviço ou produto pode ser aprimorado, de acordo com o olhar do consumidor.

Com um SAC, você vai perceber que algumas dúvidas serão recorrentes. A partir delas, você poderá criar páginas ou preparar melhor a equipe para responder as perguntas frequentes, e assim agilizar o processo de compra.

6 – Uma equipe específica de atendimento pode monitorar o consumidor em diferentes canais

Se você tem um departamento de serviço de auxílio ao cliente em sua empresa, você pode ficar tranquilo de que todas as solicitações dos clientes serão atendidas, mesmo que elas venham de canais diversos (como e-mail, redes sociais ou whatsapp). E manter um SAC em diferentes canais é uma importante estratégia para atender todos os perfis diferentes de clientes.

Concluindo

O seu produto ou serviço pode ser, comprovadamente, o melhor entre todos os concorrentes. No entanto, se as pessoas não sentem que serão bem atendidas durante todo o processo de compra, incluindo o pós-venda, elas vão trocar você pela concorrência.

O serviço de atendimento ao cliente vai garantir ao consumidor um bom tratamento, de forma a sanar todas as dúvidas e dificuldades que eles possam ter. Assim, sempre que eles tiverem que falar sobre a sua empresa, irão mencionar o bom atendimento!

Aliás, não basta ter um SAC, é preciso oferecer um serviço de excelência, aliado a bons produtos e serviços. Com essa combinação, você terá bons resultados em sua empresa.

E aí, convencido sobre a criação de um departamento de SAC em sua empresa? Tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

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