Você sabia que através do engajamento de vendasé possível gerar engajamento para o vendedor e o lead? Sim, essa técnica promove interações que acontecem desde o primeiro contato até o momento do fechamento.
Esse é um novo conceito no mercado e existem ainda muitas definições sobre esse termo. Pensando nisso, nós vamos trazer algumas informações relevantes sobre como obter sucesso através dessa estratégia. Continue a leitura!
Conceito de Engajamento de Vendas
Traduzido ao português, significa engajamento de vendas, se trata de uma estratégia que analisa toda a comunicação que ocorre durante a jornada de compra entre o time de vendas e o cliente.
Nessa análise são contabilizados os tempos de visualização, em caso de apresentações comerciais, vídeos ou até mesmo em e-mails de nutrição. O Engajamento de Vendas também filtra ligações, interações em mídias sociais que a marca possua.
Pilares do Engajamento de Vendas
Para entender melhor essa técnica e colocá-la em prática para que traga bons resultados ao seu negócio, é preciso conhecer seus 4 pilares que são:
Meios de comunicação: é muito importante que a empresa entenda por qual meio de comunicação o cliente costuma manter a interação. Nem sempre ele vai procurar atendimento através do telefone, por tanto é preciso estar com todos os meios de comunicação bem alinhados;
Materiais ricos: aqui estão todos os conteúdos de nutrição que serão utilizados no decorrer da jornada, a linguagem que será utilizada deve ser condizente com as expectativas do cliente;
Automação: a automação dos processos, além de evitar erros, traz mais agilidade durante a venda. Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas para diferentes canais;
Programas: plataforma de CRMs e de Engajamento de Vendas são ferramentas que otimizam bastante o processo comercial e trazem mais clareza nas informações para gerar mais vendas.
Conheça em 4 passos o segredo para gerar engajamento de vendas
1) Planejamento
A princípio é preciso definir qual público você deseja atingir, entender suas expectativas, por ele prefere manter contato com a empresa. Também é preciso entender como está performando o seu serviço naquele momento, o que estão oferecendo no atendimento e o que pode agregar para garantir a satisfação do consumidor.
Após ter muito bem alinhado essas informações, você conseguirá adaptar roteiro, entender qual tipo de canal é mais forte dentre seu público e saber a frequência de contato.
2) Execução
Após ter toda a primeira etapa bem alinhada, agora você pode executar suas ações de uma maneira personalizada. Assim é possível ter um relacionamento mais próximo com o cliente, gerando mais oportunidades de negociação.
3) Mensuração
Com toda a jornada de compra bem estruturada, chega a hora de mensurar as interações, entender como está o engajamento dos clientes com sua marca, com esses resultados é possível criar insights para novas estratégias.
4) Otimização
Na otimização é o momento que entender o público que está prospectando, qual o roteiro que está agradando os consumidores, em qual frequência eles se comunicam.
Nessa etapa é possível identificar se a equipe está oferecendo um bom engajamento, se está convertendo leads. Entender quais ações estão trazendo benefícios e quais precisam ser modificadas.
Conclusão
O Engajamento de Vendas é uma estratégia ótima para garantir que sua empresa atinja o seu público-alvo. Com ela é possível evitar prejuízos em ações desnecessárias e manter o engajamento do seu público. A JobHome é especialista em oferecer serviços personalizados em cada interação, criando uma relação próxima e efetiva durante a jornada de compra. Saiba mais sobre nossas soluções, fale com um de nossos especialistas!