Você sabia que é possível aumentar seu lucro através da ativação de clientes? Sim! Essa estratégia está sendo muito utilizada, pois quando bem alinhada ao time de marketing ela traz uma evolução para o seu negócio.
O novo consumidor evolui e não está mais aceitando qualquer proposta, suas atitudes dependem muito da experiência que a marca proporciona durante a jornada de compra. Descubra neste texto como a estratégia de ativação de clientes pode melhorar sua produtividade. Continue a leitura!
O que é ativação de clientes?
A ativação de cliente se trata de uma estratégia feita para despertar o desejo de compra dos consumidores, promovendo agilidade no processo comercial da empresa. Esta técnica pode ser utilizada a qualquer momento da jornada de compra, desde a captação ao pós-venda. Seu objetivo é guiar a negociação mostrando sempre ao cliente o valor da solução oferecida.
Para interpretar a palavra “ativação” precisamos entender que ela se trata do momento que o cliente enxerga em seus produtos e serviços a melhor solução para sua dor. E não podemos nos esquecer que esse encantamento não vale somente para novos clientes, deve ser usada para continuar conquistando os consumidores frequentes para que eles não procurem soluções em concorrentes.
Motivos para apostar na ativação de clientes
Utilizar a estratégia de ativação de cliente pode trazer resultados satisfatórios para seu negócio, ainda mais agora que o marketing digital está tomando um grande espaço dentre as inovações tecnológicas.
Essa abordagem se tornou indispensável, garantindo que a empresa alcance objetivos comerciais, aumentando as vendas, promovendo fidelizações e dando mais visibilidade para sua marca.
Veja as principais vantagens:
- Aumento de vendas;
- Clareza na jornada;
- Reativa clientes;
- Fideliza o consumidor.
4 dicas para melhorar sua ativação de clientes
Apostar na ativação de clientes traz muitos benefícios, é preciso entender melhor seu público para promover uma experiência marcante durante a negociação.
Veja agora as 5 dicas essenciais para decolar suas vendas através da ativação de clientes:
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Defina uma persona
Sem uma pessoa bem definida é impossível entender quais as melhores ações para atração. É preciso conhecer o consumidor que procura por suas soluções, entender suas expectativas, o que ele necessita naquele momento para ser possível personalizar a solução conforme sua busca.
Com a análise dessas informações a empresa consegue criar estratégias direcionadas, fazendo com que o cliente se sinta importante durante a compra, essa satisfação pode gerar a fidelização.
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Mapeie a jornada do cliente
Uma das preocupações importantes para empresa é acompanhar a jornada do cliente, entender o que acontece em cada etapa é essencial para garantir que o cliente está recebendo um atendimento personalizado e encantador em todos os setores da empresa.
Assim, caso existam alguns gargalos, é possível saber exatamente onde foi que aconteceu e garantir que esses problemas ocorram novamente. Mapear a jornada, além de ser necessário, evita que a empresa tenha prejuízos com ações que não correspondem com as expectativas do cliente.
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Aposte em ofertas
A Ativação de cliente se baseia em ofertas de incentivos que promovam a curiosidade do consumidor, para que ele enxergue seus serviços e produtos por outra perspectiva.
Portanto, é muito importante que essa oferta tenha visibilidade através do ambiente digital, para alcançar um maior número de pessoas. Você pode utilizar estímulos como:
- Frete grátis;
- Cupom de desconto;
- Materiais educativos;
- Descontos em parceiros.
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Tenha o controle de métricas e indicadores
Para entender como suas estratégias estão performando é preciso utilizar as métricas, que mostram como está a progressão do seu consumidor durante a jornada. Assim, você consegue ir modificando e aprimorando aquelas que não apresentaram resultados satisfatórios.
A monitoração de métricas e indicadores é indispensável para garantir que seu cliente está recebendo um trabalho personalizado e que potencialize o avanço de sua jornada. Essas ferramentas monitoram as informações para que sejam analisadas na tomada de decisões.
Conclusão
Como vimos, ativação de cliente é uma estratégia muito importante para garantir que seu negócio esteja sempre produtivo. Com ela, além de manter seus clientes recorrentes, ela traz visibilidade para que seu negócio seja visto por potenciais clientes que podem estar procurando por suas soluções.
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