A inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia, chegou com muitas incertezas, afinal é algo do qual as empresas ainda não estavam acostumadas. Porém, já sabemos que a IA será a ferramenta do futuro para as empresas se manterem atualizadas e com o atendimento eficiente, será preciso aderir a essa inovação.
Mas como a empresa pode se diferenciar?
A Inteligência artificial tem como um de seus grandes benefícios a otimização do tempo, tanto das empresas como dos clientes. Então, para se destacar no mercado concorrido que temos, é preciso apresentar muita mais que um bom atendimento, oferecer uma experiência marcante é essencial.
As assistentes virtuais são um dos recursos que fazem sucesso, pois eles trabalham com uma conversação humanizada, que pode ser usada de início em um atendimento, promovendo aos seus atendentes uma introdução do que o cliente deseja para que caso seja preciso, eles atuem com a solução de uma forma ágil.
Tenha a Inteligência Artificial como estratégia
A IA permite que a máquina absorva as informações do atendimento a cada interação, dessa forma os assistentes virtuais ajudam nas resoluções mais simples, adiantando o processo interno e possibilitando que o cliente consiga resolver suas questões na primeira chamada. Essas ações contribuem para que o atendente seja mais produtivo e fique satisfeito com a demanda, diminuindo a rotatividade de profissionais.
O toque humano sempre será necessário no Call Center
Apesar de toda a evolução que a IA fez ao longo desses anos, ainda não é uma inovação que substitui pessoas, principalmente em call centers. E o grande motivo é o fato de a inteligência artificial não ter sido criada para substituir os humanos na comunicação com o cliente, ela foi feita especialmente para ajudar a melhorar esse relacionamento.
Por isso, quando falamos da implantação de IA é preciso centralizar a experiência do cliente, estudando o perfil do seu público e construindo uma persona. A partir dessa ação, o sistema será alimentado e estruturado com a cultura e valores do seu negócio.
Inteligência artificial no atendimento
Confira as principais funções desempenhadas por sistemas de gestão de telefonia com inteligência artificial:
- Rastreamento das ligações;
- Cálculo do tempo de espera para o atendimento ou durante a ligação;
- Cálculo da quantidade de ligações por um período determinado;
- Realização de tarefas por comandos de voz;
- Gravação de interações via telefone.
Com essas funções a empresa consegue ter um panorama do comportamento dos seus clientes e atendentes no período da ligação. Dessa forma é possível entender quais são as ações que estão trazendo bons resultados e as que precisam ser aprimoradas para alcançar a satisfação do consumidor.
Como vimos, a inteligência artificial não é uma ameaça para os humanos e sim uma ferramenta que proporciona mais qualidade nos serviços. A JobHome é um call center que está inovando através de tecnologias atuais aliadas com profissionais preparados para oferecer um atendimento de qualidade! Quer saber mais sobre nossos serviços? Fale com um de nossos especialistas!