Muitos vendedores já utilizaram as ligações frias, é uma forma muito comum para oferecer um produto e tentar pescar um cliente. Apesar de ser uma aposta que necessita de muito empenho para conseguir alcançar novos clientes para a empresa, é uma estratégia que quando bem alinhada pode trazer bons resultados.
Qual o conceito da chamada fria?
A maioria das chamadas utilizadas pelos vendedores já possui uma conexão estabelecida com o cliente, no caso da chamada fria, se trata de uma ligação onde o cliente ainda não foi contatado pela sua marca, mas pode ser um cliente em potencial.
Porém, vale lembrar que essa ação de chamadas frias não é o modelo que os vendedores gostam muito, já que muitas vezes o sucesso não é garantido e necessita de muito tempo para conseguir uma venda. Mesmo com uma dedicação maior, ainda é uma estratégia que pode trazer novos clientes para a base da empresa e não deve ser dispensada pelo time comercial.
Vantagens em utilizar a técnica de chamada fria
Mesmo com uma reputação baixa, as ligações frias ainda são vitais para as vendas B2B, através dela é possível obter benefícios através de uma abordagem:
Personalizada
Quando escutamos a pessoa que está do outro lado da linha conseguimos, através das informações oferecidas, personalizar um roteiro. Somente através do telefone que conseguimos alcançar essa estratégia, o caso de um e-mail frio geralmente pode ser descartado.
Informativa
Quando passamos a ter um toque humano ao realizar uma ligação para um cliente em potencial, seja ela fria ou quente, conseguimos reunir informações essenciais para conquistar um cliente. Assim é possível evitar o desperdício de tempo utilizado para entender quais as expectativas do cliente.
Facilidade no follow-up
Caso o possível cliente não realize a negociação na primeira chamada, é possível oferecer um atendimento personalizado na segunda ligação. Assim é possível criar um relacionamento com o cliente, marcar uma call onde é possível trazer mais informações.
Conclusão
Conforme o texto, está claro que a chamada fria é uma estratégia que pode ser mantida para garantir uma comunicação com um cliente em potencial. O principal fator para o sucesso dessa técnica é ter paciência e elaborar um bom roteiro para manter o engajamento com o cliente.
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