Os recursos visuais hoje são os grandes responsáveis pelo destaque das empresas no ambiente virtual. Existem inúmeros conteúdos e diversas plataformas surgindo a cada momento. Portanto, os profissionais de marketing precisam sempre estar atualizados para criar peças que sejam cada vez mais atrativas utilizando os recursos visuais.
Quando falamos de comunicação visual, estamos abordando a forma como sua empresa apresenta sua imagem e produtos comercialmente. É preciso entender que o foco dessa estratégia não é apenas atrair mais usuários e sim desenvolver um relacionamento com o cliente.
Através dos recursos visuais é possível manter uma interatividade melhor e aumentar as chances de retenção para sua marca. Veja tudo sobre essa estratégia neste conteúdo!
O que é Marketing Visual
O conceito de marketing visual se trata da comunicação que a marca mantém através de elementos visuais, como por meio de imagens, infográficos, vídeos, etc. Quando essa estratégia é utilizada de forma correta, aliada ao marketing de conteúdo, as chances de potencializar a experiência do cliente são muito altas.
Mesmo que você não dê tanta atenção, o visual está sempre presente no nosso dia a dia, seja através de gestos, expressões faciais, nos comportamentos e até mesmo nos emojis, por exemplo. Ele trabalha compondo as interações e ativando nossos sensores da memória.
Um estudo da Nielsen, indica que o ser humano tem a capacidade de se lembrar de apenas 10% do que ouve, de 20% do que lê e 80% do que visualiza.
Por esse motivo o marketing passou a se apropriar do visual, iniciando na televisão, através de propagandas em comerciais e evoluiu para as redes sociais.
Se comunique com o seu público-alvo
A empresa precisa entender bem quais os elementos estarão em destaque na vitrine, eles precisam dialogar com o que a empresa oferece e com o público-alvo destinado.
Pensar em quais cores e texturas irão trazer mais destaque aos seus manequins, quais peças agregam mais valor a sua marca e decorações alinhadas com os interesses do cliente.
É preciso entender que os clientes são atraídos pelos sentimentos, aguçar os sentidos para proporcionar uma experiência que seja marcante. Assim, esse público estará engajado e motivado a realizar uma negociação com sua marca.
Invista no dinamismo das experiências
Como já mencionamos no tópico acima, estimular a curiosidade do cliente é de extrema importância. É preciso sempre expor, dentro de uma periodicidade, os produtos novos na vitrine da sua loja, seja ela virtual ou presencial. É preciso reorganizar sempre. O visual merchandising promove diversas disposições de elementos, propondo constantes alterações e possibilidades.
Como atrair clientes pelo marketing visual?
Saiba como unir estratégias de marketing visual na atração do seu público! Acompanhe nossas dicas para alcançar esse objetivo:
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Investir em design simples
Não é preciso utilizar estratégias difíceis para obter um design gráfico eficiente. Na verdade, é melhor buscar maneiras que possibilitem uma interação mais assertiva e direta no momento da comunicação com o usuário.
No momento de criação do site, é preciso optar por um design que ofereça fácil navegação, isso promove uma navegação mais simples e sem dificuldades.
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Otimizar as imagens
Toda imagem a ser utilizada deve conter as estratégias de SEO para ativar bons posicionamentos nos motores de busca, assim é possível obter resultados satisfatórios. As plataformas do Google dispõem de recursos que expõem imagens para que elas alcancem mais usuários para seu site, aumentando as oportunidades de vendas.
Portanto, tenha sempre muita atenção na escolha da palavra-chave para nomear seu produto, e nunca se esqueça de incluir no nome do arquivo da imagem e no atributo alto.
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Atualizar-se sobre o mercado
Esteja sempre atualizado quanto ao mercado, assim é possível identificar quais são as tendências de marketing para renovar suas estratégias, isso ajuda a melhorar as oportunidades de vendas.
Conheça bem seus concorrentes, essa análise pode trazer novos insights para desenvolver promoções que aumentem a atração do seu público-alvo.
Outra grande aposta é a internet, ela proporciona cursos sobre empreendedorismo e marketing digital. Então, aproveite bem esses materiais para criar novas ações que aumentem suas chances de vendas e aprimorem seus conhecimentos.
Conclusão
O Marketing visual é uma estratégia muito importante para as empresas, através dele é possível aumentar suas oportunidades de vendas. Toda empresa precisa estar atualizada sobre essa estratégia.