Hoje em dia temos muitas ferramentas como aliadas para oferecer um atendimento personalizado para o público alvo. Portanto, para definir quais serão usadas pela sua empresa é necessário elaborar uma pesquisa de campo para entender os seus consumidores e conseguir mensurar o futuro do atendimento.
Uma questão muito comum é sobre qual será esse futuro? Se ele será completamente robotizado, se perderá sua essência ou se as empresas irão aderir a esse atendimento por ter menos gastos.
Existem 3 formas de atendimento: o robotizado, atendimento básico e o humanizado.
Robotizado
O atendimento robotizado é feito por automação de recursos, ou seja, por robôs na forma de ferramentas de atendimento já conhecidas no mercado como chatbots, URAs, agentes virtuais, autoatendimento e outros softwares derivados de tecnologias que são inovadoras, como a inteligência artificial.
O atendimento robotizado muitas vezes é confundido como algo ruim, porém, não é verdadeiro. Muito pelo contrário, a era digital trouxe diversas possibilidades para a melhora do relacionamento entre empresa e cliente. Eles foram desenvolvidos para agilizar os processos com eficiência.
Atendimento Básico
Nesse atendimento o objetivo é a agilidade, portanto, quando mais rápido eu atender um cliente e resolver seu problema, minha central será mais produtiva. Muito usado em casos de metas, onde o agente precisa ter um número de clientes atendidos ao final do dia.
Desse modo existe um grande perigo, pois, agindo assim é possível que existam muitos erros o que pode enfraquecer o relacionamento com seus clientes ou futuros clientes. Atendimentos pela metade ou na correria, o consumidor irá buscar por outra empresa, seu concorrente que atende melhor, e não pensa duas vezes em fechar negócio lá se o atendimento for de qualidade.
Atendimento Humanizado
O foco de qualquer empresa que pretende manter um relacionamento fiel com o cliente, acontece através do atendimento humanizado. Nesse atendimento a organização mostra como é importante manter o cliente satisfeito com seu produto. Primeiramente é preciso conhecer o consumidor, saber suas preferências e solucionar todas as possíveis dúvidas que eles possam enfrentar.
Aproveitar a oportunidade para agradecer e dizer que é muito importante para a empresa e que está muito feliz em falar com ele. Encantá-lo com simpatia e boa vontade, sempre deixando claro que está ali para ajudar e não colocando bloqueios a sua frente.
Não é apenas na teoria que o atendimento traz bons resultados para a empresa, os clientes que não são bem atendidos em uma loja saem reclamando e dizendo que não voltam nunca mais naquele lugar, atravessam a rua e entram no concorrente fazendo com que sua marca tenha uma má reputação. E esteja preparada para o futuro do atendimento que está muito próximo como podemos acompanhar.
Pensando nisso, nós da JobHome, treinamos nossos colaboradores para que independente da plataforma escolhida, tenham a melhor experiência com o atendimento/produto oferecido. Tornando o relacionamento entre ambas as partes produtiva e de qualidade! Quer saber mais sobre nossos serviços! Fale com um especialista.