Positivação de Cliente como utilizar essa metrica no meu negócio

Positivação de cliente: como utilizar essa métrica no meu negócio

Existem muitas estratégias que podem auxiliar para uma evolução na corporação, manter um departamento de vendas e manutenção bem alinhado é essencial para que o relacionamento da empresa com o cliente chegue ao o status de confiabilidade que gere a fidelização.

Uma ferramenta que é eficaz nesse sentido, é a positivação de cliente, o indicador que mostra o desempenho de compras da base dos clientes da organização. E se você ainda não conhece essa métrica, vamos apresentá-la nesse texto, se você quer ter mais produtividade continue a leitura! 

O que é Positivação de Cliente?

Se trata de uma métrica utilizada para avaliar o retorno mensal que cada cliente traz para a sua empresa. Ela funciona avaliando o aglomerado de vendas realizadas no mês. Além disso, ela possibilita que o gestor entenda qual a produtividade que essas vendas trouxeram para sua organização. 

Também, é possível analisar sobre as informações obtidas como o time de vendas está performando, através dos dados de vendas da carteira de contatos. Assim é possível criar estratégias e ações que melhorem o desempenho e tragam como foco a relação com o cliente.

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Quais são os benefícios de acompanhar a positivação de cliente?

Veja agora que esse método pode trazer muitos benefícios para seu negócio. Através dele é possível garantir as seguintes vantagens:

  • Melhora atendimento ao cliente;
  • Entendimento profundo sobre os comportamentos de compra dos consumidores, mantendo-os ativos;
  • Alinhamento às práticas com mais agilidade e eficiência;
  • Identificação de novas oportunidades de capacitação e treinamento da equipe de vendas;
  • Prevenção contra problemas eventuais, alcançando resultados positivos.

Como realizar o cálculo?

Para alcançar esses dados através desse indicador, é preciso saber qual o número de clientes cada vendedor possui, qual a quantidade de vendas no período pesquisado e quantas vendas foram executadas de fato.

Exemplo: Se um vendedor possui 30 clientes e finalizou 15 negociações no período de análise, ele tem o resultado de 50% de positivação de clientes. 

Vale esclarecer que o índice considera o volume de clientes, e não de pedidos.

Veja os principais indicadores de positivação de cliente 

Vamos mostrar os 3 principais indicadores que podem te auxiliar para chegar a uma análise mais completa, veja a seguir:

Status comercial do cliente

Com os dados da positivação é possível entender qual o comportamento dos clientes da estão na base da empresa. Saber quais são suas preferências, qual o orçamento ele utiliza, e qual os produtos ele busca com mais frequência. 

Podemos identificar também quantos clientes inativos a marca possui, muitos desses clientes não realizam uma compra por falta de ações da equipe de vendas. Portanto, é preciso não perder essas oportunidades e investir em geoanálise, esse relatório apresenta qual a posição do time comercial, utilizando as últimas vendas e onde ela foi realizada. Assim é possível criar mais estratégias que alcancem esse grupo por cidade ou região.

Ticket médio

Este indicador vai trazer a empresa qual o valor médio de vendas por cliente. Para chegar ao cálculo correto é preciso dividir o faturamento total pelo número de vendas durante o período estipulado. 

Assim é possível entender o valor que cada cliente consome em sua empresa, para incluir essas informações no planejamento para trazer melhorias nas ações externas. Gerando um aumento de ticket médio por cliente.

Custo por aquisição

Já nesse indicador o custo por aquisição será medido através dos investimentos que a organização realizou até o momento que o cliente finalizou sua compra. Sabemos que manter um cliente é muito mais econômico do que trazer um novo para sua base. Portanto, é extremamente importante dar o máximo de atenção para o pós-venda, pois é através dele que você conseguirá alcançar a fidelização.

Exemplo de cálculo: CAC = Total dos investimentos / Número de clientes adquiridos

Assim você obterá o número certo do seu custo por cada aquisição, e saberá se as ações que sua equipe planeja estão performando corretamente. Evitando erros que possam trazer prejuízos ao seu negócio. 

Conclusão

Como podemos notar é de suma importância saber aplicar a positivação de cliente, através desse indicador você entenderá quais são os pontos positivos que conquistam seu cliente, e também terá os dados sobre todo valor investido em manter um cliente fidelizado. 

A Jobhome está sempre atenta às novas ferramentas e KPIs que possam aumentar a produtividade dos nossos clientes, utilizando as melhores tecnologias para que o relacionamento com o cliente seja fidelizado. Quer saber como? Fale com um de nossos especialistas!

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