Seja qual for a área em que a sua empresa atue, uma coisa é certa: o mercado está cada vez mais competitivo. Para se destacar entre a concorrência, é preciso alcançar as expectativas do cliente, especialmente quando o assunto é atendimento.
Se você parar para analisar, na internet há milhares de histórias negativas sobre canais de suporte ao cliente, mas pouquíssimas histórias positivas sobre o assunto. No entanto, são exatamente as histórias boas que mais se destacam, exatamente por serem incomuns!
Ao mesmo tempo, é preciso ficar sempre atento: Ainda que todo o histórico do relacionamento com o seu consumidor seja positivo, basta uma queixa viral no Facebook para arruinar a fama seu negócio.
Então, o seu objetivo principal como empresa deve ser o de garantir que todos os clientes tenham a melhor experiência possível de atendimento, quaisquer sejam os canais.
Aproveite para ler: Como o atendimento via mídias sociais pode impactar a satisfação dos seus clientes
5 passos para melhorar a experiência de atendimento dos seus clientes
Ter excelência no serviço de atendimento ao cliente significa ter consumidores fiéis por toda a vida! Além disso, um bom SAC não beneficia apenas a reputação da sua marca, mas também pode beneficiar a sua lucratividade ao gerar mais vendas. Quer saber mais? Coloque em prática nossas dicas abaixo!
1 – Integre todos os canais de atendimento
Com tantos canais que as empresas disponibilizam para o cliente, fica difícil de acreditar que a grande maioria não possui uma integração para centralizar todos os atendimentos em um sistema único, mas essa é a realidade.
Por isso, considere o seu atendimento pelo viés de estratégias Omnichannel, com a integração total da experiência em todos os pontos de contato da empresa. Em outras palavras, você deve ter em mente que em todos os canais (telefone, chat, e-mail, redes sociais etc.) devem oferecer ao comprador a melhor experiência possível, sem que haja ruptura de informações entre um ponto e outro.
Aproveite para conferir: [Infográfico] Os passos da Implementação do Atendimento Omnichannel
2 – Crie uma cultura de empresa centralizada no cliente
De nada adianta uma boa tecnologia e canais integrados se a sua equipe não tiver uma cultura de atendimento com o foco na experiência e satisfação dos seus clientes. Você precisa de uma cultura de atendimento ao cliente que:
- Coloca como prioridade a satisfação dos consumidores, acima de qualquer outro foco
- Suporta e capacita a equipe para fornecer esse serviço, ou contrata uma equipe especializada para o assunto
- Oferece exemplos diários de boas ações que devem ser transmitidas aos clientes
3 – Agilidade com qualidade
Se você quer oferecer um bom atendimento ao cliente, deve ficar atento a velocidade de resposta, especialmente quando um usuário está solicitando algo sensível ao tempo.
A tecnologia e a internet geram um senso de imediatismo muito grande no cliente atual, o consumidor 3.0, e se você não se der conta disso, vai ficar para trás.
Ainda que você não possa oferecer uma resposta completa imediatamente, envie sempre um feedback no mesmo dia para que o consumidor saiba que você está buscando uma solução.
4 – Vá além de resolver os problemas
Certifique-se de que a sua equipe de atendimento possui conhecimento suficiente possa fornecer dicas, práticas recomendadas e informações adicionais ao consumidor durante as interações com o cliente, pois, isso pode aumentar a confiança e fortalecer os relacionamentos.
Quando você educa seus clientes, não apenas você está ajudando o consumidor a adotar e utilizar todas as vantagens que sua empresa tem a oferecer, mas também está deixando a sua empresa mais acessível, o que impacta no índice de retenção de clientes.
5 – Ouça os seus clientes
Quando você escuta, tem uma sensibilidade maior para não forçar uma estratégia que não funciona para um determinado cliente. É importante ter equilíbrio entre ouvir e falar. Ouça as preocupações do seu consumidor e forneça o que é adequado às suas necessidades.
O bom atendimento é uma soma das melhores práticas, e uma atualização constante de estratégias.
Aqui na JobHome, nós entendemos isso. Tanto que nossos valores são centrados no cliente, e nos dedicamos a contratar as melhores pessoas para oferecer um atendimento humanizado e personalizado para cada empresa e cliente. Nós entendemos que a excelência no SAC é exceder as expectativas do consumidor. E com isso integrar tecnologias para acompanhar o cliente em toda a sua jornada de compra.
E você, está pronto para ter excelência no Serviço de Atendimento ao Cliente?