Quem tem como objetivo aumentar suas vendas precisa estar atento ao comportamento dos seus consumidores. Portanto, é essencial oferecer o omnichannel, que disponha multicanais integrados e alinhados que possam promover uma experiência agradável ao cliente.
Essa tendência tem ganhado muita força atualmente, pois realiza a junção do time de vendedores, loja virtual, física e mídias sociais. Onde serão usados para dar mais visibilidade para a marca e promover um serviço de qualidade ao cliente.
Consumidor x Demanda
Hoje o consumidor está altamente inteirado sobre as inovações tecnológicas e conscientes daquilo que procura. Portanto, eles buscam além de uma compra ou produto, querem experiências satisfatórias com a marca.
E vivemos a era dos streamings, onde o consumo é de 24 horas por dia, independentemente de onde o cliente esteja. Tornando esse consumidor mais exigente buscando sempre por agilidade e eficiência, e só possível dispor desses quesitos através do omnichannel.
Qual a importância omnichannel atualmente?
O conceito do omnichannel é a integração de todos os meios de comunicação da empresa. Assim o cliente pode começar seu atendimento através do telefone e passar para outro canal com a mesma qualidade e dando andamento instantâneo sobre a questão que procura solução. Todos esses meios atuando em simultâneo, para trazer agilidade e eficiência em todas as interações.
Devido ao distanciamento gerado pela pandemia do (Covid-19), as lojas presenciais precisaram manter suas portas fechadas e com isso muitas empresas foram prejudicadas. Já que não possuíam uma boa estrutura no digital. As empresas que já estavam habituadas nesse ambiente passaram a ter melhores resultados e continuaram com suas atividades a todo vapor.
Como ter uma estratégia de vendas omnichannel?
Para ter uma estratégia omnichannel efetiva é preciso criar uma cultura diferenciada em sua organização. Existem algumas ações que são indispensáveis quando se trata de agradar o cliente através da qualidade no atendimento, para isso ser possível é preciso dar atenção a esses três pilares que citamos a seguir:
Treine a equipe de vendas
O treinamento é essencial, sabemos que muitas empresas não colocam esse quesito em primeiro lugar e acabam oferecendo um atendimento ineficaz que gera uma imagem negativa no mercado sobre sua marca.
Oferecer um treinamento para que o time conheça de fato tudo sobre o produto ou serviço que estão vendendo é muito importante. Assim é possível garantir que o cliente tenha uma experiência agradável e personalizada.
Cuidar do clima organizacional
Os consumidores atuais são muito exigentes e sabem o que desejam receber das empresas que costumam interagir. Se o time de vendas está despreparado, eles logo associam isso a uma comunicação interna desorganizada.
A empresa que não investe em benefícios, que estimulam um diálogo mais próximo e não oferece transparência nos processos internos não consegue manter os colaboradores produtivos. É preciso entender que um colaborador satisfeito com a organização em que trabalha ele produz muito mais e passa essa satisfação aos clientes no momento do atendimento.
Investir em um ERP
Obter um sistema de força de vendas é essencial para colocar em prática a estratégia do omnichannel. Para ter uma solução completa e manter a integração é preciso estar em um sistema ERP. Sem um Enterprise Resource Planning essa inserção não é possível virtualmente, já que seu objetivo é tornar os meios de interação e de trabalho mais orgânicos e fluidos.
Agora sabemos da importância dessa estratégia para se manter em destaque no mercado, através dela é possível entregar um serviço de qualidade e satisfazer o público-alvo do seu negócio.
A Jobhome oferece esse serviço de integração dos meios de comunicação, trazendo aos nossos clientes um ambiente eficiente e garantindo uma experiência marcante aos consumidores em cada interação. Quer saber como? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas!