Você é daqueles que sempre fala que o seu cliente é prioridade, mas que não dedica um tempo para criar estratégias de fidelização? Certamente isso pode estar alimentando somente o ego e a fala, mas a realidade pode estar totalmente ao contrário e sua empresa ainda não percebeu.
A fidelização de clientes é fundamental para o crescimento e sobrevivência da sua empresa. E é por isso que ela sempre tem que ser tratada como prioridade em qualquer negócio. Sem clientes não existem empresa que consiga se manter no mercado.
E não é só isso, dependo do custo de aquisição de clientes da empresa, manter um atual pode ser até cinco vezes mais barato do que ter um novo. Além disso, clientes fidelizados e satisfeitos com a prestação de atendimento, serviço ou produto, correspondem a quase 70% do faturamento mensal da empresa. E com isso em mente, preparamos este conteúdo com dicas e ações de como fidelizar os seus clientes e assim criar fãs da sua marca ou serviço.
Por que é preciso fidelizar clientes?
- Clientes fidelizados já conhecem mais sobre seus produtos e serviços. Com isso geram menos demandas com suportes e dúvidas, o que impacta no volume de atendimentos da sua equipe.
- Clientes fidelizados indicam sua empresa para mais pessoas, diminuindo assim seu custo de aquisição de novos clientes.
- O custo para se ter um novo cliente é 5x mais caro do que manter um que sua empresa já possui.
- Clientes fidelizados são a “visão de fora” da sua empresa, são eles que vão indicar um problema com a intenção de ajudar e sugerir novos produtos e serviços que existem demandas que talvez sua empresa ainda não tenha percebido. Lembre-se de ouví-los!
Fidelização de clientes – 6 Ações para colocar em prática
1 – Entregue valor e não preço
Sabemos que até pode existir uma fidelização de clientes por causa de preços, mas ela será momentânea. E com um pequeno deslize, ou melhor aumento de preço, o cliente irá esquecer que você um dia existiu para ele.
Quando falamos de valor, não queremos que você dispute preço com seus concorrentes, e sim que você seja muito superior a isso, o valor é um conjunto de ações e benefícios que encantam os seus clientes, seja ela uma experiência de atendimento e atenção que é dada, ou até um diferencial do seu produto ou serviço que é entregue a ele.
O valor gera encantamento e consequentemente vem a fidelização do cliente!
2 – Ofereça o melhor suporte e atendimento possível!
Sem dúvidas essa ação é um marco primordial para definir se o cliente vai se fidelizar ou não! Sem atendimento e suporte não há cliente que se conquiste. Para que seu suporte e atendimento esteja de acordo com a expectativa do seu cliente é preciso ter uma equipe bem treinada, atendimento rápido, problemas e suportes que sejam solucionados com eficiência e rapidez, além de um atendimento personalizado de acordo com cada cliente.
3 – Treine sua equipe e mantenha-os motivados
Já fazendo uma ligação com o tópico acima, para se ter um ótimo atendimento é preciso ter uma equipe muito bem treinada e motivada, sem isso, certamente não será possível ter uma fidelização de clientes efetiva. A felicidade e qualificação dos seus colaboradores impacta diretamente no atendimento que será fornecido aos seus clientes, seja ele positivo ou negativo.
4 – Coloque os feedbacks em prática
Se o cliente dedicou um tempo para dar um feedback para sua empresa, certamente ele acredita que sua empresa tem um potencial de crescimento e que mesmo que tenha sentido falta de algo, ele pretende voltar a fazer novos negócios se o eu feedback for atendido.
5 – Tenha um atendimento personalizado para cada cliente
Como já mostramos em um infográfico aqui no blog, o consumidor se mantém em uma constante evolução, com isso temos diversos tipos e perfis de clientes, e cada um deles tem uma expectativa quanto ao atendimento prestado por empresas. Saber identificá-los para oferecer um atendimento ágil e personalizado para cada um deles é fundamental para conquistá-los.
6 – Ofereça opções de canais para atendimento
Com tantas opções de canais, autoatendimento e redes sociais para usar ao seu favor com o atendimento ao cliente. Manter somente o telefone como a única opção é quase que um “tiro no pé” quando falamos de estratégias para fidelizar o cliente.
A maneira com que o consumidor seleciona seus canais para atendimento, tem mudado cada vez mais. E eles sempre optam pelo meio em que estão inseridos em seu dia a dia, como as mídias sociais e canais online. Essas ações e mudanças de comportamento tem exigido cada vez mais das empresas, mas muitas das vezes pela falta de preparo elas acabam tendo uma perda considerável na satisfação e fidelização de seus clientes.
Leia também: Como o atendimento via mídias sociais pode impactar a satisfação dos seus clientes
Agora que você já sabe quais ações precisam ser tomadas para fidelizar os seus clientes, comece a colocá-las na rotina da sua empresa!