Garantir uma experiência positiva é a principal meta de todas as áreas da empresa que quer se consolidar no mercado. Portanto, é preciso entender que o cliente busca muito mais que bons produtos e serviços de qualidade, e uma boa estratégia é utilizar o Customer Experience ao seu favor.
Os números nos mostram na prática como essa estratégia funciona. Um estudo recente indicou que para 89% dos consumidores, a experiência na compra é relevante — e até determinante — no processo de decisão entre a grande concorrência que vemos no mercado.
Nesse texto vamos mostrar os 3 pilares do Customer Experience e como essa ferramenta te ajuda a dar prioridade na satisfação do cliente. Continue a leitura!
Qual a importância do CX?
Hoje o mercado possui inúmeras empresas no mesmo segmento e está cada vez mais difícil encontrar estratégias que te coloquem em maior destaque.
Portanto, vemos que o consumidor atual está em constante evolução e busca por marcas que possuam um diferencial na jornada de compra.
Pórem, nesse caso, manter a qualidade em toda a jornada de compra do cliente é muito importante. Será através dessa experiência que ele poderá se fidelizar com sua marca. Portanto, investir em Customer Experience é essencial, pois ele garante um relacionamento saudável e ainda traz uma imagem positiva para seu negócio.
Os 3 pilares principais do Customer Experience
Ter um planejamento bem alinhado é o primeiro passo para manter uma relação positiva que gera mais produtividade para seu negócio, para isso existem os 3 principais pilares, que são:
Personalização: É muito importante garantir que o atendimento oferecido se destaque das outras empresas. Portanto, invista em personalização, customize seus e-mails marketing com o nome do cliente, com mensagens relevantes.
Confiança: Passar confiança e credibilidade primordial, sem isso as chances de alguém indicar sua empresa são poucas. Então, é preciso que seu público reconheça integridade em sua marca para que sua imagem seja positiva.
Esforço: Nesse caso, se trata mais de praticidade, o cliente não quer passar por um processo que tenha obstáculos ou muitas etapas, ele busca por agilidade e eficiência para ter a solução de suas necessidades. Portanto, é preciso analisar e simplificar suas etapas.
Quais as melhores estratégias de Customer Experience?
Existem várias estratégias eficazes para melhorar a experiência do cliente, algumas das quais incluem:
- Entender e mapear a jornada do cliente para identificar pontos de dor e oportunidades de melhoria.
- Personalizar a experiência do cliente com base em suas necessidades e preferências.
- Fornecer canais de atendimento ao cliente eficientes e eficazes, como chat ao vivo, e-mail e telefone.
- Ser ágil e responsivo nas interações com o cliente, fornecendo soluções rápidas para problemas.
- Treinar e capacitar a equipe de atendimento ao cliente para lidar com uma variedade de situações e clientes difíceis.
- Fornecer informações claras e precisas sobre produtos e serviços.
- Coletar feedback do cliente e agir sobre ele para melhorar continuamente a experiência do cliente.
- Fornecer um serviço pós-venda eficaz para garantir a satisfação do cliente a longo prazo.
Como melhorar a experiência do seu cliente?
A experiência do cliente é essencial para alcançar a fidelização, é preciso criar uma relação de confiança, essa é a principal etapa que faz com que o cliente se sinta confiante para seguir a negociação.
Então, também é indispensável que você entenda quais são as expectativas do consumidor, assim é possível entregar uma solução personalizada, com o suporte necessário para que ele se sinta priorizado pela sua marca.
A JobHome entende que esse processo utiliza a técnica de Customer Centric, onde centralizamos todas as ações em nosso cliente. Portanto, com essas ações é possível criar uma relação mais próxima com o cliente até chegar na fidelização. Conheça mais sobre nossos serviços, fale com um de nossos especialistas!