O atendimento personalizado ao cliente é a parte mais importante nas estratégias de fidelização da empresa. Então, é preciso dar atenção nesse primeiro contato, é essencial para alcançar a excelência nas negociações e obter um destaque no mercado.
O sucesso da empresa vai depender muito de como ela lida com seu público e nas satisfações dos clientes com seus serviços e produtos. Uma pesquisa feita pela Zendesk, aponta que o atendimento recebido tem mais importância que o valor para conquistar a lealdade do cliente no Brasil, cerca de 75% contra 65%.
Como funciona um atendimento personalizado?
É preciso atenção ao avaliar o que define de fato seu atendimento como personalizado. Portanto, vai depender muito do contexto que ele será usado, considerando que o objetivo desse atendimento é oferecer aos consumidores a solução exata para o que ele busca.
Nesse caso, o atendimento precisa focar no cliente, entender de fato quais são suas expectativas, o que ele deseja receber da marca, para então criar um planejamento com estratégias para garantir que o cliente se sinta priorizado no atendimento.
Quais as vantagens de obter um atendimento com excelência
As vantagens são inúmeras e para entender melhores nossas vamos mostrar cada etapas desses benefícios:
Fidelização do cliente: a fidelização do cliente é muito vantajosa para a empresa. Através dela é possível entender que seu time de atendimento esta performance de forma correta, mantendo um contato satisfatório e oferecendo soluções eficazes para um relacionamento confiável.
Aumento da conversão: o cliente quando é bem atendido e se sente à vontade com a marca, ele está mais propenso a fechar negócios. Além disso, gera uma confiança em decorrência da satisfação que a empresa proporciona, através de agilidade nas resoluções dos problemas que o cliente possui.
Defensores da marca: outro aspecto positivo está na oportunidade em gerar defensores da marca, aqueles clientes conquistados através da sua experiência e compartilham com amigos e familiares, criando um marketing boca a boca que atrai novos clientes de maneira natural.
Como implementá-lo?
Para alcançar o sucesso nessa implementação e obter um atendimento personalizado é preciso atenção em toda jornada do cliente. Portanto, isso significa desde o primeiro contato até o pós-venda. Mas, veja alguns passos importantes nesse processo:
- conheça o seu público;
- humanize a comunicação;
- utilize os meios de comunicação adequados;
- mantenha as informações atualizadas dos consumidores;
- seja prestativo e tenha agilidade;
- ofereça feedbacks;
- aposte em inovações tecnológicas.
Conclusão
O atendimento personalizado já é um requisito muito solicitado pelos consumidores, eles estão evoluindo a todo momento e buscam por tecnologias que facilitem o processo de compra. Então para alcançar a fidelização é preciso personalizar o atendimento encantador no primeiro contato. Aqui na JobHome trabalhamos dessa forma, garantindo que o cliente tenha a sua expectativa alcançada através de um ótimo atendimento.