Você já conhece o churn? Caso não, nós vamos mostrar como esse problema pode afetar sua empresa e como se proteger desse prejuízo.
O churn acontece quando sua base de clientes, aqueles que costumam pagar mensalidade para receber ou usar seu serviço, passam a cancelar os contratos. Gerando prejuízos ao seu negócio.
Vantagens de acompanhar essa métrica
Essa métrica está ligada diretamente à evolução da empresa. Se a taxa de churn está em crescimento indica que existe algum problema no ciclo de vida desse cliente. Fazendo com que ele não chegue a fase de fidelização. Com o tempo esse resultado pode trazer e fazer com que a empresa perca sua produtividade.
Porém, essa estratégia pode dar um grande apoio ao planejamento do negócio. Já que com os números em mãos é possível identificar em qual período costumam permanecer. Além de mostrar onde a empresa está errando, é possível elaborar medidas para cativá-los em continuar com a parceria.
Como reduzir o churn da sua empresa?
A lista de problemas que levam o cliente a desistir de fazer negócios com você é longa. Porém, há algumas formas para evitar que esse problema persista, veja a seguir:
– Alinhe as expectativas
O primeiro quesito que leva o cliente a cancelar é a insatisfação com os produtos ou serviços que a empresa oferece. Porém, tem casos em que o cliente acaba criando expectativas que não correspondem com o que estão oferecendo, e isso pode causar churn.
Portanto, é importante que o vendedor sempre deixe claro todos os detalhes, funcionalidades e especificações que o produto ou serviço tem. Assim você terá um relacionamento mais claro e honesto com seu consumidor.
– Ofereça uma boa experiência
Saiba que um cliente que tem uma boa experiência com sua marca continua realizando novas compras e sendo fidelizado, com sua satisfação ele acaba divulgando a marca/produto para outras pessoas.
Tenha sempre como foco manter a experiência do cliente com eficiência. Procure sempre alinhar com as equipes de atendimento e vendas as novas estratégias para conquistar seu público.
– Entenda o motivo dos clientes cancelarem
A jornada do consumidor é muito importante, acompanhando todos os estágios em que o cliente passa é possível prever quando ele está pensando em cancelar o serviço.
Nesse caso, é essencial realizar pesquisas de satisfação, solicitar feedbacks para entender onde a empresa está errando, para aprimorar esses problemas antes que o cliente decida desistir de fazer negócios com sua marca.
– Tenha um plano de ação
Após reconhecer o momento em que o cliente pensa em desistir e os motivos que levaram ele até essa decisão, é a hora de criar um plano de ação. Alinhar a equipe para que a cada ligação eles estejam preparados para identificar os motivos que a empresa está falhando para converter a escolha dele.
Para as empresas que desejam alcançar grandes números de clientes e ter reconhecimento no mercado, é preciso estar atento aos churns que podem trazer prejuízos e sujar a imagem do seu negócio. Acompanhar a jornada do cliente é essencial para identificar as insatisfações para corrigi-las e evitar a desistência.
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