Para um call center obter sucesso são necessários alguns cuidados na hora da contratação do atendente, eles serão a voz de sua marca, através deles o contato com o cliente irá se estabelecer. Sabendo disso é extremamente importante selecionar bem, aplicar testes para mensurar o grau de afinidade com o serviço que aquele colaborador possa ter ou desenvolver.
Oferecer treinamento é essencial para que o desenvolvimento das operações futuras possa ocorrer sem nenhum risco, evitando erros drásticos que podem afastar seus clientes.
Como saber o perfil correto para um agente?
– Comprometimento com a empresa
O agente precisa se dedicar para aquele serviço, ter comprometimento com sua marca.
É preciso verificar esse posicionamento antes da contratação. Atrasos no dia do processo seletivo, conhecer outras organizações na qual o candidato já trabalhou, para sim ter uma base quanto ao seu comprometimento.
Ao analisar o currículo do candidato é possível ver o tempo em que ele atuou nas empresas.
Porém, é importante entender que o mercado está dinâmico e que a troca de emprego em pouco tempo não significa descompromisso.
– Raciocínio rápido para solução de problemas
Nesse momento é a hora de aplicar testes para saber se o agente estará preparado para solucionar de imediato algum problema que venha acontecer no decorrer das operações, isso pode ser decorrente independente se for à área da prospecção, até vendas e cobranças.
Geralmente os atendentes só conseguem seguir o script da empresa, não sabendo lidar com outras situações que possa fugir dessa rotina e acaba prejudicando o andamento da operação.
– Boa dicção
Um operador de call center precisa ter uma boa dicção, através dele será a comunicação da empresa com o cliente.
Essa inclusive, é uma competência que pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo do tempo, dentro da própria empresa.
O profissional terá que se adaptar à metodologia aplicada na empresa, usando sua voz para atingir seus objetivos e metas de trabalho.
Para esse processo aconteça de uma maneira natural, é preciso ter uma boa dicção, somente assim ele conseguirá se manter claro durante todo o atendimento.
Pessoas com dificuldades de dialogar por telefone acabam deixando o atendimento mais lento e ineficaz.
– Motivação
Como o agente irá trabalhar com metas e muitas das vezes elas serão altas, é necessário motivação para cumprir e entregar o melhor resultado possível.
Claro que uma parte da responsabilidade por essa motivação virá da empresa, fornecendo um ambiente tranquilo, com benefícios e bonificações para que seus colaboradores se mantenham motivados.
– Confiança
Nas operações os agentes terão que lidar com clientes impacientes e mal-educados, até com problemas mais complexos sendo necessário ter muita confiança para lidar com todas essas situações. Um profissional sem confiança acaba não conseguindo lidar com esses clientes e dificuldades.
As metas dificilmente serão alcançadas e o atendimento tende a ser ineficaz.
Muitos profissionais chegam na empresa sem ter desenvolvido a fundo essa competência. Contudo, eles podem aperfeiçoá-la ao longo do trabalho.
A empresa também tem um papel importante nesse sentido. Cabe a ela elaborar um cronograma de treinamentos, que ajudem esses profissionais a desenvolverem suas habilidades.
Para que call center o ofereça um serviço de qualidade é preciso se atentar na hora da contratação do atendente, levando em conta essas dicas que mostramos no texto. Só assim seu atendimento se destacará diante das outras empresas.
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