Esse ano teremos uma black friday atípica, pois vivemos ainda em uma crise mundial causada pelo Covid-19. E com essa pandemia muitas empresas tiveram prejuízos, devido ao isolamento social imposto para diminuir o contágio. Alguns negócios fecharam suas portas e não conseguiram voltar mais com suas atividades, o que gerou o desemprego de muitos cidadãos.
Mas o comércio já voltou com suas rotinas, seguindo os parâmetros estabelecidos pelo governo. Muitas pessoas já se sentem à vontade de visitar essas lojas e segundo uma pesquisa do IBGE, o comércio varejista cresceu 11,3% no quarto bimestre de 2020 em relação ao bimestre anterior. A segunda alta consecutiva, e a mais elevada de toda a série histórica para essa comparação.
Como resultado, a pesquisa ainda mostra a alta de 11,3% no acumulado de julho e agosto, superando os 6,9% registrado nos dois meses anteriores. Ultrapassando, inclusive, em termos de magnitude, o resultado de -10,3% de março e abril, onde vivíamos o auge do isolamento social.
Outro setor que teve muita visibilidade durante a pandemia e passou a ser uma alternativa até mesmo nesse momento onde podemos visitar as lojas, são os e-commerces. Que trazem a praticidade de realizarmos nossas compras dentro dos nossos lares e recebê-los em segurança, evitando a exposição ao Coronavírus.
O setor dos e-commerces dobraram suas vendas nos meses de pandemia. Mas, devido os fechamentos de lojas presenciais, muitos passaram a realizar suas compras virtualmente, migrando para esse universo digital buscando a segurança e evitando a contaminação do vírus. Segundo uma pesquisa feita pela Rakuten Advertising, nos mostra que 87% das pessoas querem ir às compras para o Natal nesse ano e que 57% consideram participar da Black Friday. O dado curioso é que 86% desejam fazer suas compras virtualmente.
Diante desses dados fica claro que estar preparado para receber esses clientes é essencial para seu negócio. Para isso, é preciso investir em tecnologias que possibilite a sua empresa uma aproximação maior com o consumidor. O digital está trazendo muitas melhorias para o setor de vendas.
Veja algumas tendências para o Black friday
- Geralmente os público-alvo iniciam as pesquisas pelos produtos e preços com antecedência. Podendo ter início a 3 meses antes da data do black friday;
- Como os clientes procuram pelo site, primeiramente é preciso criar um planejamento de retenção dos clientes, promover ações que dê mais visibilidade a sua marca e seus produtos;
- As redes sociais são claramente um grande aliado nesse momento. Já que grande parte da população usa essas redes diariamente. Portanto, o uso dessas mídias irá dar mais visibilidade e será uma estratégia assertiva nessa data;
- Caso seu negócio possua apenas um ambiente físico uma boa opção é apostar em marketing, criar campanhas para trazer mais leads até o seu estabelecimento. Então, uma grande dica é deixar explícito que sua loja está seguindo as regras impostas pelo governo para trazer mais segurança aos seus consumidores.
Em conclusão, agora que você já viu alguns dados e recebeu nossas dicas de tendência fica mais fácil preparar sua empresa para esse grande dia. Então se sua empresa ainda não se preparou a JobHome está pronta para te ajudar, somos uma empresa especializada em atendimento e trabalhamos com uma equipe preparada para oferecer um serviço de qualidade e com eficiência.
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