Hoje todas as empresas precisam ter acessibilidade no atendimento ao cliente. Sem isso é impossível atender a todos os clientes.
Mas sabemos que hoje em dia o atendimento de muitas empresas é ineficiente, fazendo com que muitos consumidores fiquem insatisfeitos com a marca e acabe procurando pelo concorrente.
Então, preparar sua equipe para oferecer um atendimento de qualidade é essencial para melhorar a imagem do seu negócio.
Acesso e aproximação
Para evitar esses problemas a empresa precisa estar preparada para oferecer um atendimento que seja acessível. Portanto, existem dois cenários que precisam ser analisados nesse caso:
- facilidade de acesso
- facilidade de aproximação
O primeiro quesito trata-se de obter estrutura para atender pessoas com algum tipo de deficiência. Seja ela auditiva, visual, física entre outras…
E o segunda trata-se da aproximação entre o cliente e a empresa, tornando a sua experiência satisfatória durante a realização das compras.
Obter um atendimento que solucione essas duas questões é muito importante para a organização que deseja se destacar no mercado competitivo. Sabemos que existem muitas empresas que oferecem o mesmo produto e possuir uma estrutura de atendimento acessível é necessária para suprir as necessidades desse tipo de cliente que muitas vezes é esquecido pelas organizações.
Como tornar seu atendimento mais inclusivo?
– Saber quem é seu cliente
Para criar estratégias que alcancem seu consumidor é precisa conhecê-lo a fundo, saber quais são os seus desejos e expectativas. Assim será possível segmentar um atendimento específico e personalizado.
Uma boa dica é mapear a jornada de compra, onde ele irá mostrar o que deseja em cada etapa que passar por sua organização. Através dessa pesquisa é possível descobrir qual o melhor atendimento para cada tipo de consumidor.
– Praticar empatia
A empatia é extremamente importante no atendimento hoje. Afinal, quem é que não gosta de ser bem atendido e com uma atenção especial não é mesmo?!
Saber entender o cliente é essencial, mostrar que se importa com as questões que podem surgir, resolver seus problemas com calma e atenção demonstrar que seu atendimento está preparado para satisfazer o cliente e criar um relacionamento saudável.
– Contar com a tecnologia
A tecnologia trouxe muitos benefícios para a área do atendimento, com as ferramentas disponíveis é possível se aproximar mais do cliente que evolui com as inovações. Portanto, é preciso investir e adaptar seu planejamento para adotar as tecnologias necessárias que promova um relacionamento com o cliente fidelizado.
Por que é importante ter a acessibilidade no atendimento?
O atendimento é o primeiro contato da empresa com o cliente, portanto, garantia um atendimento que seja personalizado, por exemplo, para pessoas com deficiência auditivas é primordial.
Caso a empresa não esteja preparada para isso ela não consegue atingir um alto índice do seu público, já que mencionamos a quantidade de pessoas com algum tipo de deficiência.Portanto, trazer uma experiência positiva desde o primeiro contato pode fazer com que sua empresa tenha destaque.
Sabemos que existe uma diversidade de cliente com suas peculiaridades e estar preparado para segmentar atendimento diferenciados é preciso para atender a todos com a mesma qualidade.
Segundo dados do IBGE, indica que do total da população brasileira, 24% (45,6 milhões de pessoas) foram identificadas com algum tipo de deficiência. Entre as deficiências declaradas, a mais comum foi a visual, atingindo 3,5% da população. Em seguida, ficaram problemas motores (2,3%), intelectuais (1,4%) e auditivos (1,1%).
Diante desses dados fica claro que em algum momento sua empresa irá receber uma pessoa com algum tipo de dificuldade e estar preparado para atendê-los com eficiência é fundamental para seu negócio.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre acessibilidade, sabe que para atingir a todo tipos de consumidores é preciso oferecer um atendimento personalizado que traga uma imagem positiva para seu negócio.
A JobHome se preocupa em conhecer cada tipo de consumidor para adaptar seu atendimento e oferecer facilidade no acesso e na aproximação de cada consumidor.
Quer conhecer mais sobre a vantagens de um atendimento personalizado? Fale com um de nossos especialistas!