Se você no setor da saúde, já deve saber que o atendimento é a base do relacionamento com o paciente e com os seus acompanhantes. Isso porque, é através dos pontos de contato com o hospital ou clínica que se estabelece uma relação de confiança entre todas as partes.
Mas, você também deve imaginar que não é apenas do atendimento “olho no olho” que estamos falando. Embora seja importante prestar atenção no serviço oferecido na própria clínica, é ainda mais essencial otimizar o suporte prestado em outras formas de comunicação, como por telefone, WhatsApp e chats.
Aliás, é interessante notar como a tecnologia vem mudando a forma como os pacientes desejam ser atendidos. Portanto, se antes, a base do atendimento era presencial, hoje, os pacientes entram em contato a partir dos mais diferentes meios. As novas formas de comunicação, aliadas às inovações tecnológicas constantes, permitiram que os processos de atendimento aproximem cada vez as clínicas do paciente.
E vale ressaltar que essa nova demanda de comunicação exige que hospitais e demais instituições de saúde modernizem suas áreas de atendimento ao paciente. Ao mesmo tempo, esse cenário abre um espaço para uma maior competitividade, uma vez que a área de atendimento passa a ser também um diferencial de mercado. E se não for dada a devida atenção ao atendimento e gestão da clínica, certamente ela começará a perder clientes e diminuir a captação de novos pacientes. Por isso, a importância de estabelecer um atendimento ágil, uma gestão eficiente, profissional e humanizada em todos os canais de atendimento.
A importância de inovar no atendimento ao cliente para se destacar da concorrência
Não é difícil entender a importância de um bom atendimento aos pacientes de uma clínica, hospital, ou outro lugar de prestação de serviços da saúde. Considerando que esse é o tipo de atendimento prestado em momentos de aflição, angústia e intranquilidade provocados por dores e tratamentos, qualquer deslize no atendimento pode gerar um quadro de insatisfação, e até impactar de forma negativa na recuperação de um paciente.
Obviamente, temos também a questão ética: você deve imaginar como é fundamental tratar pacientes com compaixão e empatia, apesar do ambiente tenso de um hospital ou clínica. A relação precisa ser de bastante respeito e cooperação.
Os pacientes, por sua vez, possuem expectativas altas em relação ao ambiente hospitalar. Eles esperam um atendimento de excelência, que facilite a vida de todas as partes, e que ofereça alguma forma de valor ao bem-estar.
No entanto, a pressão por agilidade e eficiência pode prejudicar as equipes de atendimento, que, apesar de querer entregar uma experiência humanizada e personalizada, correm o risco de falhar nesse objetivo.
Transforme o seu atendimento ao cliente em vantagem competitiva
Criar um ambiente de atendimento agradável, o qual dê ao paciente uma experiência positiva durante seu contato, seja ele por telefone, e-mail, whatsapp e de forma presencial.
Portanto, é preciso que gestores cuidem minuciosamente de tudo que envolve a interação com o cliente, que pode ser o paciente ou um visitante acompanhante. As pessoas, ao entrarem ou fazerem contato com uma clínica, esperam encontrar profissionais educados e capacitados para ajudá-las quando necessário. Além disso, existe a busca por uma certa personalização, isto é, o paciente quer sentir que é importante para clínica e que a equipe o conhece o suficiente para atender seus anseios e tirar suas dúvidas.
Fique atento aos seus canais de atendimento
O crescimento da participação e a interação proporcionada pelos meios digitais fez com que a experiência do cliente no setor de saúde mudasse bastante. Agora, o contato entre pacientes e clínicas é cada vez mais imediatista. E, por conta disso, a grande parte da base de pacientes fiéis das instituições de saúde vieram dos meios digitais.
Esse novo cliente digital é exigente. Para ele, as clínicas precisam estar atualizadas no mesmo ritmo da tecnologia:
- O agendamento de consultas ao vivo ou pelo telefone a cada dia se torna mais obsoleto;
- O WhatsApp, Chats e E-mails se tornaram ferramentas importantes de comunicação;
- Quando uma empresa não dispõe de tais tecnologias, o paciente pode até procurar outros lugares para concluir seus procedimentos.
Agora que você já sabe da importância de inovar no atendimento ao cliente para se destacar da concorrência na área da Saúde, nos conte quais melhorias você irá aplicar no seu negócio?