Atendimento ao cliente com excelência – 5 dicas para aplicar na sua empresa

Já pegando a linha do que falamos semana passada: Evolução Digital no Atendimento ao Cliente – Sua experiência e satisfação em primeiro lugar, vamos dar continuidade na importância de realizar um atendimento ao cliente com excelência!

Sabemos que essa não é uma missão simples. Principalmente em empresas onde o fluxo de ligações é grande e o cliente não pode ficar muito tempo na espera. Na real, os clientes não devem nem ficar na espera, mas isso nem sempre é possível controlar.

Mas com bases nesses detalhes e com os cuidados que precisamos tomar, que hoje vamos falar sobre 5 maneiras de como realizar um atendimento ao cliente com excelência. Confira!

 

5 dicas para ter excelência no atendimento ao cliente

Atendimento ao cliente com excelência – 5 dicas para aplicar na sua empresa

1 – Mantenha seus colaboradores motivados

Sim, essa é a principal ação que sua empresa pode tomar para ter excelência no atendimento ao cliente! Os colaboradores são uns dos principais responsáveis pela satisfação ou insatisfação dos seus clientes.

Por eles terem o contato direto com o cliente, acaba que a principal fonte de relacionamento entre empresa e cliente é realizada por um ou mais colaboradores. Por isso, quanto mais motivados e felizes eles estão com sua empresa, mais essa alegria e satisfação vai ser passada ao seu cliente. Mas se você não ter cuidado e atenção, o efeito disso pode ser totalmente contrário.

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2 – Seja sincero e reconheça suas falhas

Ser enganado é uma das piores sensações que você pode despertar em seus clientes. Certamente se isso acontecer, eles nunca mais irão fazer negócios com sua empresa e com toda certeza eles vão recorrer a redes sociais e portais de reclamações para falar de você. E por mais que essas ações sejam bem frequentes na internet, nenhuma empresa quer passar por isso. Claro que temos as situações que antes do cliente entrar no seu atendimento, ele já reclamou em todos os meios possíveis. Se isso acontecer, fique tranquilo, seja sincero e resolva o problema dele quanto antes. Mas vale a pena evitar que chegue a este ponto!

Por isso, sempre que um cliente pedir informações, tirar dúvidas ou ligar para reclamar de algo, seja sincero, reconheça o erro, lembre-se de se desculpar com ele e resolva a situação quanto antes.

3- Dedique um tempo aos seus clientes

“Mas como assim, vou congestionar meu telefone!”

Dedicar um tempo ao seu cliente não significa ficar batendo bapo no telefone, mas às vezes essa iniciativa acaba partindo do próprio cliente e o relacionamento profissional acaba sendo ainda maior.

Mas a ideia com esse tópico, é aproveitar outros meios para dedicar esse tempo com o seu cliente. Pode ser por listas de transmissões no whatsapp, automações de e-mails ou por telefone.

Saber como vão às vendas do seu cliente (no caso b2b) ou se ele gostou do produto, como está sendo sua experiência com o serviço contratado (para b2c), é uma forma de mostrar preocupação com o seu cliente, criando assim oportunidades de retenção.

4 – Antecipe suas necessidades

É muito comum ver empresas que recebem a mesma dúvida de vários clientes, diversas vezes no dia! Neste caso, ter um script pronto com a resposta pode até agilizar o atendimento, mas ainda assim não é a solução. O ideal é que sua empresa faça uma análise das principais dúvidas que seus clientes normalmente têm, e crie respostas para que eles não precisem perder tempo ligando.

Antecipar suas necessidades e ainda oferecer uma boa solução aos seus clientes é a melhor forma de tê-los felizes e satisfeitos com seus produtos e serviços.

Sua empresa pode colocar a dúvida x resposta ao seu cliente em meios como: respostas prontas em chatbot para redes sociais e página de FAQ visível e de fácil entendimento em seu site.

5 – Mostre para os seus clientes o quanto eles são importantes

Quem é que não gosta de se sentir importante e valorizado?

Todo mundo gosta de ações que os fazem se sentir bem e valorizados, e isso pode começar de forma natural, pela simples ação de chamar o seu cliente pelo nome, SEM apelidos ou palavras carinhosas. Quando usamos outro nome para se referir ao nosso cliente, que não seja o dele, mostramos falta de profissionalismo e consideração pelo cliente.

 

Dê o seu melhor que o retorno nos resultados da sua empresa serão visíveis!

 

Gostou das nossas dicas? Conte para a gente quais delas sua empresa já coloca em prática.

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