Mesmo que você não conheça a expressão ruídos na comunicação, você já deve ter passado pelos impactos desse processo. Essas falhas acabam gerando um grande problema no ambiente de trabalho, segundo Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna.
Ter uma boa comunicação é muito importante, isso garante que a empresa consiga identificar e corrigir ruídos que possam surgir. Veja como!
O que é ruído na comunicação?
Para ter um bom ambiente no trabalho é preciso ter coletividade, entender que é preciso se unir para alcançar a meta da empresa. Um dos principais objetivos é se destacar dentre os concorrentes e obter sucesso para dar continuidade em seu negócio.
Porém, esse cenário precisa ser construído através de uma relação de confiança, e um dos principais pilares é manter uma comunicação clara e objetiva. No caminho possa surgir algumas barreiras, chamados de ruídos na comunicação, isso pode comprometer a produtividade da sua organização.
Essas interferências representam um problema que atrapalha nas interações. O ruído pode ser interno ou externo, porém, ele pode ser difícil de identificar, causando falhas na comunicação.
Veja as principais causas de ruídos na comunicação
As causas mais que mais geram ruídos na comunicação são as de linguagem, reunimos essas informações para que você consiga entender cada uma delas:
Ruídos e falhas da linguagem: quando a empresa define utilizar um linguajar mais rebuscado ou em termos muito técnicos, ela pode dificultar a compreensão na comunicação. É muito importante manter uma interação com uma linguagem comum, que seja assimilada facilmente;
Ruídos e falhas do ambiente de trabalho: quando a empresa não possui organização, e o ambiente fica disperso, barulhento ou cheio, a comunicação acaba não sendo assertiva. É preciso manter o ambiente tranquilo para que a mensagem seja compreendida;
Ruídos e falhas nos meios de comunicação: fazer uma comunicação em um canal errado também pode prejudicar muito o andamento das atividades. Portanto, defina um canal oficial para esses comunicados;
Ruídos e falhas referentes ao momento: mesmo tomando todos cuidados no momento da transmissão, é importante entender o momento particular de quem está recebendo a mensagem. Caso o colaborador apresente problemas pessoais, por exemplo, ele vai perder um pouco o foco e isso pode prejudicar que ele entenda a mensagem enviada.
Como resolver o ruído na comunicação na sua empresa?
Os ruídos podem atrapalhar muito a comunicação da sua organização. E cabe ao time de gestão procurar estratégias para melhorar a interação. Veja algumas sugestões de meios que podem ajudar a resolver essas questões:
1#Pratique a escuta ativa e esteja aberto a ouvir
É importante entender que ouvir e escutar, são distintas quando se trata de relações de trabalho. Em muitos momentos os colaboradores são ouvidos, porém, não escutados, e isso gera muitos problemas relacionados à comunicação.
A empresa precisa entender que os profissionais possuem muita habilidade e conhecimentos que não devem ser negligenciados. Utilizar a prática de escuta ativa possibilita um efeito maior na comunicação e pode trazer informações que sejam produtividades para o time.
2#Use de canais de comunicação diretos
Obter canais institucionais dentro da empresa para realizar as comunicações oficiais é essencial. Com essa prática é possível reduzir muito os ruídos que possam surgir.
Existem as soluções de redes sociais, aplicativos e chats, eles promovem agilidade e facilitam a comunicação empresarial, sem perder a efetividade.
3#Utilize uma pesquisa de clima
Muitas vezes é difícil identificar quais são os ruídos, portanto, é interessante saber como os profissionais se sentem em relação à comunicação da empresa, principalmente, originada pela liderança.
Promover uma pesquisa de clima é ideal para analisar como anda a qualidade dos relacionamentos interpessoal. Através das respostas é possível entender qual a forma de transmissão que é mais efetiva no ambiente de trabalho.
Conclusão
É muito importante conter os ruídos na comunicação, elaborar estratégias que promovam uma interação mais assertiva pode garantir um ótimo ambiente para a empresa. Esteja atento a essas dicas e tenha mais produtividade em seu negócio.