Oferecer empatia durante a jornada de compra do consumidor já se tornou um pré-requisito do consumidor atual. Se colocar no lugar da pessoa e entender seu problema é essencial para encantar o cliente. Sabemos que existem muitas reclamações exatamente por conta da falta de empatia.
É importante enfatizar que empatia não significa que a marca precisa concordar com o consumidor, se trata de sentir o que aquela pessoa está sentindo, para garantir que a solução seja entregue da melhor forma possível.
Como identificar a falta de empatia com o consumidor
É preciso investir em empatia, personalizar o atendimento para que o atendimento seja encantador e alcance a satisfação do público. Mesmo que o problema gere algum desconforto para ambos, é preciso valorizar o relacionamento entre empresa e cliente, para que ele entenda que o time está pronto para trazer soluções que sejam eficazes em qualquer situação.
A falta de empatia ainda é um dos problemas que predominam nos atendimentos, a demora em responder, a transferência de setores para tentar uma solução ou até mesmo a linguagem da comunicação pode trazer um grande desconforto ao cliente, gerando uma insatisfação que muitas vezes pode ser irreversível.
Quais habilidades não podem faltar no atendimento ao cliente?
No momento do recrutamento é muito importante saber selecionar aqueles candidatos que apresentem habilidades indispensáveis para um atendimento personalizado e humanizado.
Veja algumas das principais habilidades essenciais para garantir a satisfação do consumidor:
- Cordialidade;
- Empatia;
- Paciência;
- Boa escrita;
- Saber escutar;
- Organização;
- Conhecimento total do produto ou serviço;
- Autenticidade;
- Proatividade;
- Linguagem positiva.
Conheça seu cliente para personalizar o atendimento
Uma das principais estratégias infalíveis para garantir um atendimento personalizado, é conhecer a fundo o seu cliente. Entender que existem diversos tipos e características de personalidades é um fato que muitas empresas deixam de dar atenção. Todo cliente tem expectativas sobre um tratamento diferenciado e a empresa precisa levar isso em consideração.
Para chegar entender seu consumidor é preciso utilizar algumas ações que pode auxiliarem nesse sentido trazendo informações essenciais como:
- Pesquisas de satisfação;
- Formulários;
- Consultoria personalizada;
- Ou até mesmo uma conversa informal.
Através dessas técnicas é possível saber como cada consumidor se comporta, assim fica mais fácil otimizar o atendimento.
Uma forma de utilizar a empatia nesses momentos é evitar criar repostas mentais ou se apressar em dizer algo precipitado. É preciso compreender as dores do cliente, ouvir o que ele tem a dizer nos mínimos detalhes. Entenda que cada pessoa é única, então não podemos utilizar a mesma interação de uma forma unificada.
Interação Pós-venda
O pós-venda é extremamente importante para garantir a satisfação do cliente. A empresa que pretende alcançar a satisfação do consumidor precisa investir em um serviço de qualidade após o cliente realizar uma compra.
Através de uma boa experiência durante a jornada de compra o cliente pode se fidelizar com sua marca, gerando credibilidade com seus produtos e sendo promotor para seus familiares. Isso é essencial para garantir uma boa imagem no mercado e conquistar novos clientes para seu negócio.
Conclusão
Chegamos no final deste conteúdo, onde mostrando a importância de centralizar as ações no cliente e oferecer um atendimento empático e humanizado para garantir a sua satisfação. A Jobhome prioriza o atendimento personalizado para cada cliente e conta com profissionais treinados e qualificados para oferecerem experiências marcantes em cada interação! Conheça mais sobre nossas soluções, fale com um de nossos especialistas.