Entenda por que a empatia é o segredo para o sucesso do seu negócio

Entenda por que a empatia é o segredo para o sucesso do seu negócio

Oferecer empatia durante a jornada de compra do consumidor já se tornou um pré-requisito do consumidor atual. Se colocar no lugar da pessoa e entender seu problema é essencial para encantar o cliente. Sabemos que existem muitas reclamações exatamente por conta da falta de empatia. 

É importante enfatizar que empatia não significa que a marca precisa concordar com o consumidor, se trata de sentir o que aquela pessoa está sentindo, para garantir que a solução seja entregue da melhor forma possível.

Como identificar a falta de empatia com o consumidor

É preciso investir em empatia, personalizar o atendimento para que o atendimento seja encantador e alcance a satisfação do público. Mesmo que o problema gere algum desconforto para ambos, é preciso valorizar o relacionamento entre empresa e cliente, para que ele entenda que o time está pronto para trazer soluções que sejam eficazes em qualquer situação.

A falta de empatia ainda é um dos problemas que predominam nos atendimentos, a demora em responder, a transferência de setores para tentar uma solução ou até mesmo a linguagem da comunicação pode trazer um grande desconforto ao cliente, gerando uma insatisfação que muitas vezes pode ser irreversível.

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Quais habilidades não podem faltar no atendimento ao cliente?

No momento do recrutamento é muito importante saber selecionar aqueles candidatos que apresentem habilidades indispensáveis para um atendimento personalizado e humanizado. 

Veja algumas das principais habilidades essenciais para garantir a satisfação do consumidor:

  • Cordialidade;
  • Empatia;
  • Paciência;
  • Boa escrita;
  • Saber escutar;
  • Organização;
  • Conhecimento total do produto ou serviço;
  • Autenticidade;
  • Proatividade;
  • Linguagem positiva.

Conheça seu cliente para personalizar o atendimento

Uma das principais estratégias infalíveis para garantir um atendimento personalizado, é conhecer a fundo o seu cliente. Entender que existem diversos tipos e características de personalidades é um fato que muitas empresas deixam de dar atenção. Todo cliente tem expectativas sobre um tratamento diferenciado e a empresa precisa levar isso em consideração. 

Para chegar entender seu consumidor é preciso utilizar algumas ações que pode auxiliarem nesse sentido trazendo informações essenciais como:

  • Pesquisas de satisfação;
  • Formulários;
  • Consultoria personalizada;
  • Ou até mesmo uma conversa informal.

 

Através dessas técnicas é possível saber como cada consumidor se comporta, assim fica mais fácil otimizar o atendimento.

Uma forma de utilizar a empatia nesses momentos é evitar criar repostas mentais ou se apressar em dizer algo precipitado. É preciso compreender as dores do cliente, ouvir o que ele tem a dizer nos mínimos detalhes. Entenda que cada pessoa é única, então não podemos utilizar a mesma interação de uma forma unificada.

Interação Pós-venda

O pós-venda é extremamente importante para garantir a satisfação do cliente. A empresa que pretende alcançar a satisfação do consumidor precisa investir em um serviço de qualidade após o cliente realizar uma compra.

Através de uma boa experiência durante a jornada de compra o cliente pode se fidelizar com sua marca, gerando credibilidade com seus produtos e sendo promotor para seus familiares. Isso é essencial para garantir uma boa imagem no mercado e conquistar novos clientes  para seu negócio.

Conclusão

Chegamos no final deste conteúdo, onde mostrando a importância de centralizar as ações no cliente e oferecer um atendimento empático e humanizado para garantir a sua satisfação. A Jobhome prioriza o atendimento personalizado para cada cliente e conta com profissionais treinados e qualificados para oferecerem experiências marcantes em cada interação! Conheça mais sobre nossas soluções, fale com um de nossos especialistas.

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