O mercado está cada vez trazendo mais variedades e competitividade. E com o aumento de inovações tecnológicas o consumidor atual passou a ficar mais exigente. A empresa que não dá a devida importância na jornada do lead acaba perdendo oportunidades pelo caminho.
Para evitar esses problemas existe um sistema chamado de cadência de prospecção, que promove tentativas de contato e follow-ups nos meios de canais utilizados para comunicação, aumentando assim a possibilidade de novas negociações.
Conceito de cadência de prospecção
Como já iniciamos contando no texto, é muito importante que o time de vendas consiga engajar o lead durante sua jornada. Sem essa atenção as chances que ele desista da compra e a realize com um concorrente são muito altas.
Segundo dados oferecidos pela Hubspot:
- 44% dos vendedores abandonam o lead após o 1º follow-up;
- 80% das vendas necessitam de pelo menos 8 follow-ups para se concretizarem.
Com a alta competitividade no mercado hoje tem se tornado cada vez mais difícil realizar uma venda. Com a alta demanda de leads, muitas vezes o vendedor acaba não realizando o procedimento de follow-ups necessário e assim perdem muitas vendas.
Nesse momento que entra o fluxo de cadência, que se trata de uma estrutura de tentativas de contato, ela pode ser feita por diversos meios de comunicação. Essa ferramenta proporciona que o vendedor tenha uma relação mais próxima com o lead durante toda sua jornada de compra. Oferecendo conteúdos relevantes e informações que o ajudam a se encantar com seus serviços e produtos.
Conheça os 5 elementos de um fluxo de cadência:
- Tentativa;
- Meios de comunicação;
- Duração;
- Espaçamento;
- Conteúdo.
Manter a qualidade dessa cadência é essencial para que a empresa consiga bater as metas e manter sua produtividade com relação a sua base de leads.
Veja nossas dicas para montar um fluxo de cadência eficiente
Conheça agora nossas dicas para montar um fluxo de cadência de sucesso para seu negócio:
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Estabeleça os canais para prospecção
É muito importante obter as informações sobre os comportamentos dos leads, entender por quais meios de comunicação eles têm preferência, assim é possível criar estratégias assertivas de comunicação, seja através do telefone, e-mails ou redes sociais.
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Defina o volume da sua prospecção
Esse é o momento de definir se o seu fluxo será curto e com diversas interações ou longo com mais espaçamento. Para definir qual será a melhor estratégia para seu negócio é preciso analisar o material de conteúdo que possui e se eles atendem às expectativas dos potenciais clientes.
Lembre-se que com uma cadência com muitas interações geralmente se tornam mais agressivas e pode afastar o lead, avalie sempre o perfil do seu consumidor para entender qual quadro é compatível com seu público.
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Elabore as abordagens
Agora passamos para o mais importante, deixar as abordagens muito bem elaboradas. A empresa precisa montar todos os modelos que serão utilizados, você precisa falar a língua do cliente.
É muito importante a segmentação no momento da interação, para conseguir conquistar o cliente independente do seu segmento, portanto, é preciso diversificar cada atendimento para conseguir manter um atendimento personalizado que aproxime a empresa do cliente.
Conclusão
Como vimos, ter um fluxo de cadência de prospecção é indispensável para o sucesso das vendas, sem ele é quase impossível atrair o lead para fechar negócio com você. Se você possui essa dificuldade em sua organização nós temos a solução. A Jobhome terceiriza o serviço de SRD, onde nutrimos e qualificamos os leads durante toda sua jornada de compra. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais!