Quem trabalha com vendas sabe que não é tão simples como parece. Uma venda completa tem várias fases, desde o planejamento até a chegada ao cliente final, além disso, as vendas têm diferentes modelos de atuação, como o caso da venda direta e indireta. Mas, afinal, qual é a diferença entre elas?
Venda direta
A venda direta é uma velha conhecida no mundo dos negócios, talvez você nem saiba que este é o termo utilizado, mas esse modelo de atuação consiste em levar o produto ou serviço direto ao consumidor. Portanto, sem necessidade de uma loja física ou virtual, por exemplo. Entre os modelos de venda direta, temos:
- Party Plan: nesta modalidade, o vendedor promove um encontro com o cliente, que pode levar pessoas conhecidas para a demonstração do produto ou serviço. Fazendo com que o vendedor apresente esse produto para um número maior de possíveis compradores;
- Porta a porta: este modo clássico de venda é um dos mais comuns, consiste em levar o seu produto ou serviço e bater de porta em porta apresentando. Ou, agendar uma visita na casa do cliente para a demonstração;
- Venda por catálogo: na venda por catálogo, o vendedor apresenta fotos e informações sobre seus produtos e serviços, que servem de suporte para a conclusão da venda.
A venda direta está fortemente relacionada à venda de cosméticos, serviços domésticos, como consertos e reparos, e também, à acessórios em geral.
Venda indireta
A venda indireta se enquadra em empresas que revendem produtos ou serviços de outra instituição para chegar em seus clientes, como supermercados, farmácias e outros estabelecimentos são intermediários no processo entre cliente e produto.
Nessa modalidade, temos dois modos de trabalho que se enquadram perfeitamente:
- Atacado: dedicada a lojistas, a venda por atacado é realizada em grande quantidade com foco na revenda. Como caixas fechadas de um produto, peças de roupas, entre outros. O valor é abaixo do mercado, pois ainda vai ser repassado ao cliente final;
- Varejo: voltada ao cliente final, a venda no varejo é realizada quando o cliente vai até o lojista para comprar o produto. Neste caso, os valores são maiores, já que o consumidor compra uma menor quantidade e de modo terceirizado.
Conclusão
A diferença entre os dois modos de venda está presente principalmente no modo de distribuição do produto ou serviço. Na venda direta, o produto vai direto para o consumidor final, sem necessidade de terceirizar o processo, ao contrário da venda indireta, que necessita de intermediação.
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