Muitas empresas investem recursos para aumentar as vendas e obter sucesso no comercial. E acabam deixando de lado a ferramenta fundamental para estabelecer uma relação mais próxima com o colaborador, sendo a comunicação interna.
Focar na comunicação interna é essencial para garantir que todas as informações relevantes da empresa cheguem no profissional. Então, elaborar estratégias de comunicação é para evitar que ocorram falhas e mantenha uma produtividade é indispensável.
Portanto, hoje desenvolvemos um artigo onde iremos mostrar algumas dicas de como evitar essa falha na comunicação interna. Continue a leitura!
Quais são as principais falhas na comunicação interna?
Quando a organização não consegue criar um bom ambiente corporativo, a equipe acaba enfrentando problemas no desempenho das atividades.
Podemos dizer que a comunicação no ambiente de trabalho tem duas etapas: a primeira é a relacionada a divulgação de direcionamento do negócio, planejamento de estratégias e as metas que a empresa deseja alcançar. Ter transparência nas informações evita que exista espaço para boatos. O segundo aspecto se trata da individualidade dos colaboradores, que nem sempre se sentem parte do negócio.
Sem uma visão alinhada, o colaborador não consegue identificar como seu desempenho afeta a empresa e como os gestores estão avaliando suas atividades. Portanto, é preciso dar atenção a essas questões para evitar problemas nesses campos a seguir:
- desenvolvimento de conflitos internos;
- na demora para solucionar imprevistos;
- no controle da produtividade e iniciativa da equipe;
- na tomada de decisões sem informações relevantes;
Conheça os principais problemas de comunicação interna para evitar
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Bloqueios culturais
Os bloqueios culturais entre colaboradores dificultam a comunicação interna na empresa.
Sabemos que cada pessoa tem uma personalidade, características e outras informações diferenciadas. E isso determina como será o relacionamento e o compartilhamento de ideias entre a equipe.
Portanto, os gestores precisam promover ações que criem elos entre as áreas da empresa para que eles entendam que a comunicação é o principal quesito para fortalecer a inteligência cultural.
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Atraso na entrega dos clientes
A falha na comunicação pode trazer muitos problemas na transmissão da mensagem, isso acaba gerando atrasos de demandas e prejudica no cumprimento de prazos.
E esse é um dos principais receios que acontece na organização, pois ações como essas podem fazer com o cliente fique decepcionado ou quebre o contrato. Portanto, a comunicação precisa ter 100% de eficiência, assim evita prejuízos financeiros para a empresa.
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Mensagens perdidas
Deixar de passar um recado ou informação que seja relevante pode atrapalhar o fluxo do trabalho. Sabemos que muitos profissionais, devido à correria do dia, pode acabar esquecendo de checar o e-mail ou mensagem no telefone em tempo hábil. Isso dificulta muito o processo de informação.
Para resolver esse gargalo de comunicação interna é preciso busca por ferramentas ou aplicativos que mantenham uma comunicação melhor entre as equipes.
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Falta de feedbacks
Não oferecer feedback sobre o desempenho do profissional é outro quesito que pode prejudicar muito a comunicação interna. Isso porque quando os colaboradores não sabem se estão realizando suas atividades como o esperado, acaba desmotivando e isso faz com que a produtividade caia.
Também quando eles recebem um feedback positivo, aumenta sua motivação e o desempenho, isso ajuda bastante no sucesso da empresa.
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Falta de treinamentos
Quando a empresa não investe em treinamento, as chances de acontecer falhas durante o processo das atividades aumentam. Quando o colaborador entra na empresa é preciso trazer todas as informações relevantes para não existir uma falha na comunicação.
É essencial que exista treinamento, com dados durante a integração para trazer mais agilidade nos processos internos da empresa.
Conclusão
Sem uma comunicação interna fluida, as chances de seu negócio ter prejuízos são altas. Trazer informações que evitem falhas na comunicação é essencial para garantir o bom desempenho das equipes.
A JobHome preza muito pela comunicação interna e promove canais que sejam efetivos para manter a equipe alinhada e pronta para garantir o sucesso de nossos clientes. Conheça nossos serviços e tenha hoje mesmo o melhor atendimento para seu negócio. Fale com um de nossos especialistas!