Ter uma cultura de venda humanizada já é um dos requisitos essenciais para conquistar clientes. Oferecer transparência e honestidade também são fatores que os novos consumidores buscam em sua jornada de compra.
Pensando nisso, nós preparamos algumas dicas infalíveis para que a venda humanizada seja eficaz em suas estratégias. Continue a leitura!
O que de fato é venda humanizada?
Venda humanizada é uma estratégia personalizada onde o cliente é o foco, trazendo resoluções que sejam assertivas para suas necessidades. Existem alguns pontos que devem ser seguidos para conseguir alcançar o sucesso nessa negociação, veja a seguir:
- Conhecimento sobre público, seu histórico e necessidades;
- Dar ouvidos ao o que o cliente deseja para buscar novos insights;
- Avaliar quais as melhores soluções para cada tipo de caso;
- Entender em qual etapa da jornada de compra o cliente está;
- Oferecer materiais e conteúdos relevantes para o processo de compra;
- Ter uma comunicação humanizada e empática.
Entender a importância desses quesitos é muito importante para conquistar o cliente no momento da compra. Muitas empresas focam só em realizar uma venda, muitas vezes empurrando seus produtos ao cliente.
Mas essas atitudes não promovem a fidelização, acabam afastando o cliente e fazendo com que ele busque pelos mesmos produtos com um concorrente.
Como fazer uma venda humanizada?
Hoje já não temos mais espaço para vendas robotizadas ou forçadas como aconteciam com recorrência no passado. O Futuro traz consumidores exigentes e cheios de expectativas com a jornada de compra.
Todas as informações necessárias estão disponíveis nos celulares, portanto o que vai te diferenciar dos concorrentes é a forma como você lida com o cliente desde o início da negociação.
Veja as 5 dicas que preparamos para te ajudar na venda humanizada:
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Seja empático e agradável
Sabe aqueles atendimentos engessados onde o vendedor não se importava em saber como o cliente estava, já ia empurrando ofertas e produtos em destaque? Esse tipo de atitude já está ultrapassado, os clientes hoje não costumam se fidelizar com empresas que não evoluíram para um atendimento humanizado.
Ter empatia faz com que o consumidor se sinta acolhido mesmo se ele não realizar a compra naquele momento. Conquistar o cliente vale muito mais do que apenas vender uma vez, portanto, mostre através do atendimento que eles podem contar com suas soluções.
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Estude uma comunicação assertiva com os clientes
Essa é uma questão onde as empresas acabam perdendo um cliente por não saber qual a melhor forma de se comunicar com o mesmo. Evitar esses erros de comunicação é extremamente importante, será através desse primeiro contato que o cliente irá tomar a decisão de compra.
Portanto, procure entender seu público-alvo e informações que possam ajudar a criar uma comunicação que garanta o fechamento da negociação através da satisfação do cliente.
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Personalize o atendimento
Personalizar o atendimento já é uma estratégia muito utilizada aqui na JobHome, nós procuramos entender exatamente o que o cliente deseja, ouvir quais são suas expectativas para podermos oferecer um acolhimento em cada interação.
Assim o cliente vai entender a sua importância para a empresa, ele saberá que não é apenas um número, criando assim uma relação próxima e fidelizada.
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Esteja sempre à disposição
Muitas vezes quando o cliente entra na loja não se sente confortável com uma abordagem imediata, com informações que ele ainda não tem dos produtos ou não quer ser incomodado naquele primeiro momento.
Ele quer analisar os produtos, olhar as especificações para então, caso ele tenha alguma dúvida ele procure por um vendedor. Respeitar o time do cliente é muito importante, portanto, se mostre presente, ofereça ajuda caso ele precise e não tenha uma postura insistente nesse primeiro contato.
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Conte com a ajuda da tecnologia
As inovações tecnologias vieram para ajudar seu negócio. Hoje você consegue manter contato com o cliente através das mídias sociais. Existem softwares que analisam as informações, o que pode trazer uma comunicação mais assertiva e garantir o sucesso nas vendas humanizadas.
Portanto, aposte em ferramentas que sejam eficazes para promover um relacionamento mais próximo com seu cliente.
Conclusão
Como vimos no texto, é muito importante centralizar as ações da empresa para conquistar seu público e atrair novos clientes para seu negócio. Vender do modo antigo já não traz mais benefícios, além do mais os novos consumidores estão se atualizando constantemente.
A JobHome entende que esses processos precisam de uma atenção maior e trabalha centralizando o cliente para garantir um atendimento personalizado e uma venda humanizada eficaz. Saiba mais sobre nossas soluções. Fale com um de nossos especialistas!