Dar atenção a experiência que seu cliente tem com sua organização é extremamente importante. Se o cliente não está alcançando suas expectativas, é o momento de pensar em novas estratégias que promovam uma experiência marcante e os façam continuar motivados a continuarem realizando negociações com sua marca.
O que significa experiência do cliente?
A experiência do cliente se trata do resultado da interação mantida entre cliente e empresa, não só no momento de uma venda, por exemplo, mas em toda sua jornada.
Uma experiência negativa pode impactar o cliente a ponto de ele procurar por concorrentes em busca de soluções que sejam mais assertivas. Portanto, é extremamente importante garantir que ele tenha uma boa experiência, isso o incentiva a promover sua marca a outras pessoas.
Fazer o acompanhamento da jornada do cliente traz para a empresa o conhecimento aprofundado sobre suas expectativas em diferentes pontos como: interação, agilidade nas soluções e pós-venda.
Qual a importância da experiência do cliente?
Sabemos que hoje existe muita concorrência no mercado, são várias empresas oferecendo os mesmos produtos e para se destacar é preciso entregar algo a mais. Muitas vezes a única forma de se destacar é através da experiência do cliente.
Mas iremos trazer algumas vantagens desse trabalho para te convencer que proporcionar uma boa experiência é essencial para o sucesso do seu negócio:
Fidelização: garantir que o cliente receba uma experiência personalizada de acordo com suas expectativas, faz com que ele se sinta importante. É preciso manter essa qualidade em todos os meios de comunicação mais alcançar a fidelidade desses clientes;
Redução na rotatividade: o custo de adquirir um cliente novo é muito maior do que manter aquele que já realizou uma compra com a marca. Quando um consumidor está feliz e satisfeito, ele permanece em sua empresa e é muito improvável que ele deixe sua organização por algum motivo;
Indicações: uma experiência marcante traz uma experiência agradável. Os clientes que já estão fidelizados são os melhores propagadores e defensores da sua marca e estão sempre colaborando com o marketing boca a boca;
Conheça as 5 melhores estratégias para a experiência do cliente
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Mapeie seus canais de comunicação e interação
É muito importante que a empresa tenha métricas sobre seus canais de comunicação, assim é possível saber qual a qualidade que está sendo entregue, se tem eficiência e também monitorar o contato com cliente. Garantindo que sua primeira experiência com a marca seja agradável e atenda às suas expectativas.
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Utilize as redes sociais
As redes sociais já mostraram que vieram para dar apoio às empresas no momento da interação com os clientes, elas promovem diálogos mais humanizados e aproximam o consumidor da marca.
Portanto, é essencial investir nesses canais, eles agilizam o contato personalizado com cada cliente, esclarecem dúvidas e ainda trazem soluções em tempo real. Também podem ser utilizadas para promoções, anunciar novos produtos e compartilhar informações sobre a experiência do cliente.
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Invista no atendimento ao cliente
Invista no atendimento simples e eficaz, nesse caso vale a pena considerar a terceirização com uma empresa especializada e que esteja disposta a trazer soluções assertivas aos seu cliente. A Jobhome é uma empresa que realiza esse serviço e garante essa qualidade para seu atendimento.
Essa é uma forma mais prática de fidelizar seu cliente e aumentar sua satisfação com sua marca, com um relacionamento próximo é possível trazer soluções específicas e com agilidade.
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Reconheça seus problemas e dê ouvido aos clientes
Prever por problema antes que eles ocorram é uma vantagem para empresa. Portanto, é muito importante dar ouvidos ao o que seus clientes têm a dizer por feedbacks, assim é possível detectar falhas que possam prejudicar seu negócio.
Isso permite que a empresa encontre uma solução inovadora e que agregue valor ao produto/serviço oferecido.
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Não se esqueça do pós-venda
E chegamos no quesito principal, o pós-venda. Esse serviço desempenha um papel de extrema importância para seu negócio, já que o consumidor quer ser lembrado pela marca mesmo após realizar uma compra.
Portanto, promova ações que o integrem na comunicação da organização, como através de newsletter, e-mail marketing e outras estratégias que lhe tragam informações sobre a empresa.
Assim sua marca será sempre lembrada e o cliente se sentirá importante e não apenas mais um número frio.
Conclusão
A experiência do cliente é o principal fator que faz com que o cliente continue realizando negociações com sua marca. Portanto, garantir que um serviço personalizado e de qualidade é essencial para alcançar a fidelização.
E se sua empresa ainda não tem um setor de atendimento bem estruturado, nós da JobHome temos a solução. Oferecemos serviços personalizados e garantimos o encantamento em cada interação. Veja mais sobre nossos serviços, fale com um de nossos especialistas!