Rapport de venda: porque fazer e como isso pode te ajudar nas vendas?

Utilizar técnicas de rapport pode reverter problemas ou situações que possam gerar um descontentamento do cliente com a empresa no momento da venda, revertendo a situação para um cenário mais agradável e favorável para seu negócio. 

É de extrema importância que a empresa tenha empatia nas relações internas e externas, principalmente na jornada de compra do cliente, onde ele passa a conhecer de fato todos os processos e como a empresa se comporta em cada etapa. Respeito e educação são imprescindíveis e posturas necessárias para um rapport em vendas.

Conceito de Rapport

Rapport vem de origem francesa e significa relacionamento harmonioso e próximo entre grupos que se comunicam bem. Essa técnica foi desenvolvida para criar uma sintonia e empatia com outra pessoa. 

Esse conceito passou a ser muito utilizado no universo de vendas, através dele é possível gerar empatia em cada interação, assim as chances de realizar uma venda bem sucedida são maiores. Toda vez que o rapport surge dentro de uma estratégia significa que o vendedor preza pela construção de relacionamentos concretos. 

As-3-principais-vantagens-da-Terceirização

Qual a importância do Rapport?

Existem muitos benefícios em utilizar essa estratégia em sua empresa, através dela é possível manter uma conexão emocional, confiança e espírito de cooperação. Com essas ações bem alinhadas, o cliente entende que a sua solução é personalizada e ideal para o que ele precisa.

Também existem algumas vantagens técnicas que possibilitam uma boa relação que são:

  • Confiabilidade através de conexões visuais, corporais e na interação;
  • Empatia por meio do tom de voz empregado e/ou postura principalmente em momentos de “crises”;
  • Relação saudável que pode ir além da venda;
  • Aproximação que resulta em uma fidelização;
  • Ude gatilhos mentais para acelerar vendas ou promover um upsell;
  • Utilizar as técnicas adequadas de negociação para alcançar os melhores resultados sempre.

Para que essas técnicas sejam efetivas e tragam benefícios para seu negócio é preciso ter uma preparação. Organizar o departamento de vendas para que coloquem em prática essas ações que promovem uma relação mais próxima com o cliente e que o leva a considerar sua empresa boa para uma fidelização.

Como criar um rapport?

Tenha em mente que criar um rapport não é algo que demande muito tempo. Na verdade, é uma técnica muito simples e não tem regras. Você irá criar com base nas necessidades dos clientes que você encontra no decorrer de sua jornada com sua marca. Veja os mais usados no mercado:

  • Lembre-se da linguagem

Para criar uma linguagem assertiva com o cliente é preciso entender quais são as expectativas do cliente, o que ele quer de fato ouvir, como ele gosta de ser abordado, são algumas questões importantes para manter a interação fluida. Mesmo à distância é possível mostrar a importância que a empresa dá para aquele cliente, apresentar o sorriso na voz para ele se encante no primeiro contato. 

  • Não infle o ego

É importante lembrar que no momento da venda é preciso deixar o ego de lado, o rapport é exclusivamente para garantir que você consiga manter uma relação de empatia e priorizar o cliente. Evite corrigir o cliente, deixe que ele conte o que precisar para garantir que ele se sinta bem durante a interação. 

  • Ofereça benefícios ao seu cliente

Qual cliente que não gosta de receber ‘mimos’ durante sua compra? Então, tenha como foco o bem-estar do consumidor oferecendo benefícios que sejam relevantes no momento da compra, como descontos, brindes e até mesmo informações que o beneficiem. Assim ele entenderá que o objetivo é satisfazê-lo e criar uma relação saudável durante sua jornada.

  • Crie um laço, demonstre empatia

Essa é a dica mais importante para que seu rapport seja eficiente no momento da venda. Essa etapa é extremamente importante pois se a empresa não consegue oferecer um atendimento empático é muito provável que ela perca muitas vendas. Hoje os consumidores atuais buscam muito mais que uma venda, eles querem uma experiência marcante com a marca, e é através do atendimento. Se coloque sempre no lugar do cliente e use de toda sua educação como você gostaria que fizessem com sua pessoa. 

Como vimos, o rapport é muito necessário para obter sucesso nas vendas e alcançar a fidelização com os clientes. A Jobhome é especialista em atendimento personalizado, utilizamos tecnologias atuais e atendemos o cliente conforme a cultura da organização que nos contrata. Conheça mais sobre nossas soluções, fale com um de nossos especialistas!

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