O absenteísmo pode ser causado por diversos motivos e é um dos grandes males das organizações. Pois, seu impacto interfere diretamente no ambiente de trabalho, na produtividade e principalmente no lucro da sua empresa.
O absenteísmo é um padrão habitual de ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente e usado também, para designar a soma dos períodos de ausência de um funcionário de seu ambiente de trabalho.
Portanto, os índices muito elevados de absenteísmo representam perdas e prejuízos expressivos para a organização, atingindo de forma proporcional a insatisfação do cliente.
Nesse post, separamos os impactos do absenteísmo, para que sua empresa possa gerir e administrar de forma mais inteligente e viável. Confira!
Os impactos do absenteísmo
Sobrecarga no trabalho
Com a falta e a ausência de um funcionário, o compromisso e serviço pendente acaba sendo direcionado para quem estiver presente. Dessa forma, caindo literalmente de paraquedas no colo de outro profissional, sobrecarregando o volume de trabalho de outro colaborador.
Comprometimento com a qualidade
Absorver um maior volume de trabalho sem estrutura e planejamento para isso, interfere diretamente na qualidade do serviço de qualquer negócio e consequentemente, nos seus prazos de entrega e na satisfação dos seus clientes.
Perda de produtividade
A baixa produtividade resultante de uma ausência é inevitável, compromete as metas e objetivos da organização.
Horas extras
Suprir demandas de trabalho com horas extras originalizada por absenteísmo, acaba sendo o recurso mais utilizado e gasto nessas ocasiões.
Contratações extras
A ausência por motivos de saúde, em alguns casos, se faz necessária contratações de outros profissionais temporários ou não, para continuidade de processos e trabalhos vigentes.
Desmotivação
Um ambiente com constante sobrecarga de trabalho, que compromete a qualidade e produtividade, contribui de forma demasiada para a desmotivação de um cenário como um todo.
Concluindo
Seja por motivos pessoais, familiares, dificuldades de logística e transporte, falta de motivação, atitudes impróprias, doenças, o absenteísmo revela para a empresa que o clima organizacional, não vai muito bem. Indica, que alguns colaboradores incomodam e atrapalham a equipe, que os profissionais da empresa necessita de um tratamento mais humano ou que uma errada distribuição dos diversos processos de trabalho leva à excessiva carga laboral.
E vale ressaltar que o absenteísmo aumenta os custos da empresa, e dificulta a concretização dos seus objetivos, afetando a sua eficácia e eficiência.
Aqui na JobHome, nosso absenteísmo está abaixo de 2%, um grande diferencial comparado aos call centers tradicionais. E isso é influência do nosso modelo de trabalho que é Home Office. Com isso conseguimos atrair profissionais qualificados que aliados a tecnologia, produzem muito mais e muito mais motivados. Aumentando assim, a qualidade do atendimento e a satisfação dos nossos clientes!