A sigla ESG é um assunto com grande visibilidade no mercado, mas muitos ainda não conhecem de fato qual o seu conceito e o que é preciso para fazer parte desse time. Mesmo sendo um termo novo ela traz uma grande responsabilidade para as organizações sobre os comportamentos ambientais, sociais e de governança corporativa. Práticas exigidas no passado, porém ganharam mais força nesse momento com essa sigla.
Reunimos várias informações sobre o ESG e vamos mostrar seu conceito e o que é necessário para que sua empresa tenha esse selo. Não perca o conteúdo!
Conceito de ESG
A sigla significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), indica se as práticas da empresa são socialmente responsáveis, sustentáveis e corretamente gerenciadas. O seu conceito de fato é identificar se a organização procura minimizar os impactos ao meio ambiente. Entender se eles se importam devidamente com seus colaboradores e se tem uma gestão organizada.
Ela possui 3 pilares e mostramos a seguir:
Environmental ou Ambiental: são as práticas que envolvem o meio ambiente, como palestras sobre o aquecimento global, diminuição da emissão de carbono, poluição da água e ar, desmatamento, entre outras atividades que agridem nosso planeta.
Social: está atrelado a como a empresa se comporta dentre a diversidade da equipe, leis trabalhistas, direitos humanos, segurança no ambiente de trabalho, investimento social privado, entre outras ações voltadas para a responsabilidade social.
Governance ou Governança: esse conceito está ligado às políticas de administração da empresa, como conduta corporativa, práticas anticorrupção, canal de denúncias, auditorias e entre outras.
Por que investir em ESG?
Hoje muitas pessoas passaram a dar mais importância para os impactos das empresas no meio ambiente, são cobradas ações que proporcionem mais sustentabilidade para as comunidades mais próximas do local.
O ESG vai além de investimentos financeiros, considerando os âmbitos sociais e ambientais em primeiro lugar. Porém, esse conceito não se atrela apenas aos consumidores, acabam influenciando no mercado financeiro.
Os pilares que mostramos acima, indicam que o ESG passou a ser um indicador essencial para os investidores, sem essas condições bem alinhadas não existe a possibilidade de investimento. Já que essas questões são essenciais para o desenvolvimento da organização. Afinal quem gostaria de investir em algo que não colocasse em primeiro lugar o bem-estar de seus colaboradores.
Como a Jobhome se comporta para ser uma empresa ESG?
A empresa está consolidada no atendimento 100% home office, onde nossos colaboradores economizam 256 horas no trânsito caótico diariamente, o que resulta em 57.856 horas economizadas ao ano, evitando 28.928 viagens no transporte público ao ano e reduzindo assim 539.796 km em redução de CO² anualmente. Colaborando para o bem-estar do colaborador e do meio ambiente que não está sendo prejudicado com esse transtorno que sabemos que prejudica muito o nosso planeta.
Deixamos também de utilizar utensílios de plásticos que contribuem para enchentes e acabam prejudicando os mares, já que demoram anos para se desintegrarem.
Nosso conceito de trabalho se resume na qualidade de vida de nossos profissionais e em como podemos contribuir para um mundo melhor. Saiba mais sobre nossa empresa, fale com um de nossos especialistas!