No mundo empresarial, geralmente as empresas dividem seus modelos de negócio como B2B (Business to Business, que engloba a venda para outras empresas) e B2C (Business to Consumer, que trabalha em cima da venda diretamente ao consumidor final). Há poucos anos, surgiu outra sigla importante para os negócios, o H2H (Human to Human, literalmente, de humano para humano).
Mas, por que um modelo de negócio H2H é importante? Quais são as vantagens? O relacionamento H2H visa humanizar os processos entre empresa e cliente, de forma em que a empresa prestadora de serviços consiga entender melhor as necessidades de seus clientes e diminuir as burocracias, facilitando a comunicação. Portanto, através desse processo, o relacionamento entre empresa e cliente se torna mais tranquilo, gerando maior fidelização e propagação do serviço de forma orgânica.
Como funciona o método Human to human nas empresas
Ao adotar o método H2H em uma empresa, essa organização passa a pensar primeiro nas pessoas e em seguida na parte econômica dessa relação, unindo o vínculo com o consumidor ao retorno financeiro futuro.
Mas, essa filosofia pode ser aplicada em qualquer empresa, independente do seu modelo de trabalho comercial. É necessário desenvolver uma série de estratégias práticas, como, por exemplo:
- Buscar pensar primeiro nas pessoas, e não na parte financeira;
- Desenvolver um diálogo próximo ao cliente, de forma humanizada;
- Reduzir os processos burocráticos;
- Aplicar tecnologias que tornem esse atendimento mais limpo e direto;
O relacionamento humano, neste caso, não se aplica somente aos clientes, mas também na cultura da empresa. Se você deseja implementar esse método de trabalho na sua organização, o seu pensamento precisa condizer com o modelo de negócio: pensar nas pessoas primeiro. Assim, a prioridade sempre será seus clientes, funcionários, parceiros, e posteriormente, os lucros, retornos financeiros, etc.
É importante utilizando o método H2H, para os processos no dia a dia, inclusive nos momentos de crise, trabalhando com cautela e priorizar sempre o bem-estar das pessoas.
Implantação e importância das estratégias
Para implementar o relacionamento Human to human é preciso um período de estudos, estratégias e testes para que o método funcione e seja eficaz para o seu negócio. É preciso conhecer a fundo o seu público e também identificar as burocracias e partes a melhorar na sua organização.
Além da parte humana, é preciso aliar a tecnologia com soluções certeiras que garantam um processo completo e eficaz, como o Help Desk, uma tecnologia que auxilia a centralizar a comunicação com os clientes, receber e analisar feedbacks e assim, identificar os pontos fortes e fracos do seu atendimento.
Unindo as estratégias tecnológicas às estratégias humanizadas, é possível desenvolver um modelo de negócio completo e destacado no mercado.
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