Indicadores de Competitividade descubra qual a performance no mercado

Indicadores de competitividade: descubra qual sua performance no mercado!

Você sabe como anda a competitividade da sua empresa? Esse termo se refere a força positiva que sua empresa apresenta no mercado, isso mostra como ela performa dentre seus concorrentes. 

Mas como podemos analisar esse resultado? Aí é que entram os indicadores de competitividade que iremos apresentar nesse texto, então se você pretende obter sucesso e saber sobre a reputação da sua marca no mercado, acompanhe nossas dicas!

O que são os indicadores de competitividade?

São inúmeras formas que podemos utilizar para avaliar como estão os resultados da empresa no mercado. Então, o gestor escolherá qual a melhor forma que se encaixa no seu negócio e possa trazer dados relevantes para entender como as outras empresas do seu segmento estão se comportando. 

Você poderá entender sobre: 

  • Qualidade do produto ou serviço;
  • Produtividade;
  • Retorno sobre investimento;
  • Capital humano.

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A importância dos indicadores de competitividade

Essas análises proporcionam à empresa entender quais processos internos estão agradando o público, seja em produtos ou serviço. Assim, é possível reformular e melhorar alguns pontos para conquistar os consumidores da sua marca. 

Os indicadores de competitividade servem para trazer insights e estratégias que sejam eficazes e possam aumentar as chances de realizarem mais negociações. Essas informações são muito importantes, ela traz uma visão do comportamento dos consumidores e suas expectativas. 

Exemplos de indicadores de competitividade

Market Share

O Market Share é um indicador de competitividade que nos traz qual a posição em que sua organização se encontra dentre os concorrentes. Ele mostra quanto a empresa está a frente dominando seu segmento. 

Para conseguir chegar nessas informações, você utilizará o market share sobre: faturamento, número de consumidores, concorrentes, entre outras informações que sejam relevantes para calcular sua posição no mercado.

ROI

O Retorno Sobre o Investimento (ROI), releva quanto a organização teve de retorno em seus investimentos, sejam internamente ou terceirizados. Nesse caso esse indicador examina quando a empresa lucrou com os investimentos que se propôs a fazer. 

Rotatividade de colaboradores

O indicador referente a Gestão de Pessoas é essencial para medir a capacidade que a empresa tem em reter seus talentos. Através de um monitoramento da retroatividade de profissionais é possível entender o investimento em colaboradores qualificados e as medidas adotadas pelo time de RH têm sido eficazes. 

As empresas que mantêm esses números abaixo de rotatividades são as que mais se destacam no mercado, pois são marcas bem vistas por serem empregadoras e valorizam seu time.

Produtividade

A empresa que possui uma grande produtividade passa a ter vantagem competitiva no mercado, já que consegue manter uma alta produção utilizando poucos recursos, e não traz nenhuma alteração para a entrega final, mantenho seus serviços e produtos sempre com qualidade.

Taxa de satisfação dos clientes 

Quando os consumidores realizam uma compra com sua empresa e se sentem satisfeitos com aquela negociação significa que eles serão um porta-voz da sua marca, podendo indicar a boa experiência que teve com outras pessoas. Assim, sua organização sempre terá mais novos clientes e manterá seus antigos fidelizados.

Conclusão

Como vimos no decorrer do texto, possuir um indicador de competitividade é essencial para analisar se seus métodos estão performando de uma maneira que te destaque no mercado. Sabemos que existem muitas empresas no mesmo segmento e possuir estratégias que te qualifiquem como a melhor opção ao cliente é primordial. 

A Jobhome trabalha oferecendo seus serviços para que seu atendimento, o principal contato com o cliente, seja encantador e eficiente. Assim é possível focar em outras áreas da empresa como as estratégias de fidelização. Quer saber mais sobre nossos serviços? Fale com um de nossos especialistas!

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