A humanização é um dos principais quesitos que serão priorizados no futuro, sabemos que aquele modelo de gestão onde a empresa não prioriza um serviço humanizado ficou para trás. A humanização deve existir em todas as ações de um negócio, os profissionais são o principal pilar que faz com que uma empresa tenha sucesso.
Portanto, é de extrema importância que eles se sintam bem no ambiente de trabalho, sendo valorizados e estimulados para se desenvolverem constantemente, pois essa é uma das características que a empresa é humanizada.
Os pilares da gestão humanizada
A humanização dentro de empresas já é algo estudado, e cada vez mais se confirma que esse gerenciamento será importante no futuro. Principalmente para as marcas que pretendem trabalhar com profissionais capacitados. Para entender como funciona uma gestão humanizada, existem os 4 pilares, veja a seguir:
- Se atentar às necessidades das pessoas no processo;
- Boa comunicação entre liderança e liderados;
- Promover laços e manter uma proximidade entre as equipes;
- Se adequar às necessidades dos colaboradores, oferecendo apoio quando preciso.
Claro que existem outras ações que devem ser tomadas. Porém, através dessas quatro que citamos acima bem alinhadas e estabelecidas, os processos irão ocorrer como o esperado, trazendo inúmeros benefícios para seu negócio.
Vantagens da gestão humanizada de processos
Existem muitas vantagens em humanizar os processos da empresa, porém vamos focar em dois que são principais:
- Com a humanização dos processos, o nível de satisfação dos profissionais aumenta e as atividades passam a ser feitas com muita produtividade. Isso faz com que o ambiente de trabalho seja mais leve e agradável, resultando em rentabilidade para a sua organização. Portanto, com essa nova prática bem alinhada é possível ter uma equipe mais motivada para entrar um serviço de qualidade e ainda obter ganhos financeiros que fazem com que a empresa esteja em crescimento.
- Outra grande vantagem que a humanização da gestão traz, é reduzir os problemas com a rotatividade e o absenteísmo que ocorrem muitas vezes por falta de atenção com os profissionais. Então, quando a empresa tem como foco o bem-estar do colaborador, ele ganha a satisfação dele, fazendo com que ele não pense em sair a procura de outras oportunidades, e faz com que ele seja uma pessoa ativa na empresa, que não falta e nem desanima na entrega de suas atividades. Evitando esses problemas a empresa economiza tempo e dinheiro na procura de outros colaboradores.
Leve humanização para a sua empresa
Se você chegou até aqui e percebeu que talvez a sua empresa não seja tão humanizada e gostaria de implantar essa gestão, então vamos te dar algumas dicas agora:
- Não é possível ter uma empresa humanizada imediatamente, esse é um processo que leva tempo e é definido pela evolução contínua. Primeiramente, o processo deve começar na maneira em que a organização se comunica com seus profissionais.
- A comunicação é a base da humanização, através dele você irá mostrar como a sua equipe é importante e quanto o trabalho oferecido é essencial para a produtividade do seu negócio.
- Invista no relacionamento interno entre as equipes, traga promoções para exaltar o bom empenho do colaborador, elabore cursos especializados para que o profissional tenha crescimento dentro da sua área, isso traz muitos benefícios a sua empresa.
Portanto, o futuro está focado em empresas que inovam e oferecem aos seus profissionais um ambiente saudável e humanizado. Fazendo com que eles estejam engajados e ofereçam serviços que além de lucratividade, tragam uma boa imagem do seu negócio.
A JobHome é uma empresa humanizada que prioriza que o profissional se sinta confortável em suas atividades. Essas ações resultam em serviços de qualidade que geram a satisfação de nossos clientes. Quer conhecer mais sobre nossa empresa? Fale com um de nossos especialistas!