Entenda o perfil do novo consumidor na era digital

Entenda o perfil do novo consumidor na era digital

Entender o perfil do novo consumidor passou a ser uma tarefa complicada, o acesso à internet ampliado e popularizado mudou radicalmente a forma como as pessoas se relacionam com o mundo. Isso alterou profundamente o perfil do consumidor médio, mudando as antigas fórmulas de relacionamento entre empresas e público. 

Como essa é uma mudança relativamente recente, ainda há espaço para estudar, especular e tentar entender e se adaptar a esses novos cenários econômicos. O principal objetivo desses esforços é compreender o consumidor, o ator mais importante no processo de compra e venda.

Pensando nisso, resolvemos criar este artigo para trazer mais informações sobre o perfil do novo consumidor na era digital. Acompanhe a seguir!

Como é o perfil desse novo consumidor?

Hoje em dia, os clientes que entram em uma loja já estão bem informados, geralmente sabem o que querem e têm uma ideia dos preços da concorrência. A “olhadinha” tradicional ainda pode acontecer, mas deixou de ser a regra. 

O cliente moderno compra em pontos de venda pela experiência que consegue lá, pelo atendimento que recebe e com novas demandas em mente. 

O perfil do novo consumidor mudou com a transformação digital, que afetou não só os negócios, que se tornaram mais informatizados e conectados, mas também a maneira como nos relacionamos com serviços simples. As pessoas esperam que as marcas deem mais, e ter um grande estoque de produtos na prateleira já não é o suficiente. 

As empresas precisam oferecer uma experiência de compra excelente, desde o momento em que o cliente entra em contato com a marca até o pós-venda. Interatividade no ponto de venda, agilidade, praticidade e recursos que o cliente pode levar para casa, como um aplicativo de fidelidade, são fundamentais. Isso é benéfico tanto para a loja quanto para o cliente.

Conheça as principais características do consumidor atual nessa era digital?

O comportamento desse público são:

  • Relacionamento com a marca

Os consumidores da era digital estão cada vez menos dispostos a comprar sem um propósito e preferem soluções e experiências mais completas. Portanto, é comum que, quando encontram uma marca que atende a essas necessidades, eles se tornem leais. 

Além disso, a busca por uma conexão mais forte com a marca também está relacionada à velocidade exigida pela internet. Embora encontrar empresas que vendem o produto X não seja difícil, às vezes, pode levar horas devido à ampla gama de opções disponíveis. Portanto, quando um consumidor encontra uma marca que oferece uma boa experiência, ele estabelece uma espécie de “atalho seguro”, podendo visitá-la novamente quando quiser e com a certeza ou, pelo menos, com uma tendência maior de confiar naquela empresa.

  • Maiores exigências 

Com tantas opções disponíveis e a busca por um consumo mais consciente, é fácil perceber que os consumidores da era digital têm um nível de exigência mais elevado. No entanto, ser exigente não é um problema, mas sim um mecanismo de defesa que ajuda os consumidores a encontrar as melhores opções no amplo mercado de alternativas.

  • Consequências da facilidade

Hoje em dia, nunca foi tão fácil acessar informações. Este fácil acesso significa que, com os pilares da transformação digital, os consumidores tornaram-se constantemente procurados por novas opções de consumo. 

Além disso, quando falamos em acesso fácil, estamos nos referindo à possibilidade de estar conectado 24 horas, 7 dias por semana. Isso pode prejudicar o comércio físico, mas na era digital essa é uma limitação quase inexistente, pois sites e redes sociais de empresas continuam a ser acessados ​​mesmo fora do horário comercial.

Conclusão 

Esperamos que as dicas deste post tenham ajudado você a compreender melhor o perfil do consumidor na era digital. Com certeza, esse conhecimento será fundamental para o sucesso da sua estratégia de negócios e para impulsionar os seus negócios.

Aqui na JobHome estamos sempre nos atualizando e nos capacitando para atender de forma efetiva o consumidor, buscando atender suas expectativas e oferecendo serviços personalizados. Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre nossas soluções!

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