Diante do grande aumento de buscas por lojas virtuais, as expectativas para o crescimento desse setor digital são grandes. Como resultado, o e-commerce tem se mostrado funcional quando o assunto é comprar em segurança. O que trouxe muito destaque para esse segmento durante esse momento que estamos passando pela pandemia do Covid-19.
Hoje as atividades vêm se normalizando e voltando as suas rotinas. Ou seja, muitas pessoas continuam com a prática de compra virtual, já que se habituaram nesse cenário e tiveram experiências satisfatórias. Consequentemente, uma grande parte das lojas físicas investiram nesse ambiente para conseguir alcançar todos os tipos de consumidores.
Previsões do e-commerce
Segundo uma entrevista com Mauricio Salvador, presidente da ABComm, ele prevê que até o final do ano haverá cerca de 135 mil lojas virtuais com suas atividades ativas no Brasil. E grande parte será de micro e pequenas empresas (PMEs), resultando em aberturas de muitas vagas de empregos em áreas como marketing digital, logística e tecnologia. Portanto, a previsão da ABComm é que 37% das transações serão feitas via smartphone e que os marketplaces responderão por 38% de todas as vendas.
Tendências no varejo
Veja algumas tendências que podem mudar o futuro nesse segmento no Brasil:
Experiência Multicanal (Online e Presencial): muitas empresas passaram a investir na transformação digital dentro de suas empresas. E isso se deve a grande volume de pessoas que vivem conectados o tempo todo no ambiente virtual. Portanto, está presente em multicanais é necessário para ter grande visibilidade nesse mercado.
Adaptações nas lojas físicas: as lojas presenciais passarão por transformação para acompanhar as novas medidas que serão propostas, até que exista uma vacina de prevenção do Covid-19. Para evitar a contaminação devido às aglomerações. E com isso precisarão dispor de um ambiente limpo, com vidros de proteção nos caixas, álcool em gel para os consumidores entre outras medidas de segurança. Dessa forma irá criar uma imagem de confiança para que os clientes continuem a visitar seus estabelecimentos.
Atendimento remoto: muitas pessoas já estão habituadas com os atendimento via whatsapp e por outros aplicativos. Já que com o isolamento, não podiam ir até as loja físicas, o autoatendimento também já uma realidade que agrada os consumidores. E o principal motivo é a agilidade em obter respostas, sem que precise passar por esperas em ligações.
Inteligência Artificial aliado ao e-commerce
Com o grande crescimento da era digital entre as empresas, o AI tem tomado grande força para estar presente nessas estratégias. E esse resultado é devido aos grandes benefícios que essa inovação promove. No e-commerce ele se faz presente através de chatboats e humanóides que promovem uma interação de qualidade e humanizada no atendimento ao cliente de forma personalizada.
Com o AI o e-commerce tem a possibilidade de mapear os passos de seus consumidores. E assim, descobrir quais seus desejos, para criar produtos e ofertas que atinja de forma certeira seu público. Conhecendo os clientes e seus hábitos a empresa poder criar um planejamento de estratégias que tenha o objetivo da fidelização, aumentando a produtividade de suas vendas.
A jobHome está acompanhando essas inovações e dispondo da nossa expertise para atender nossos clientes de uma forma personalizada, criando um relacionamento fidelizado e oferecendo uma experiência marcante em cada interação.
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