Toda empresa busca tornar a experiência do cliente mais agradável possível, essa é uma missão muito importante para alcançar o sucesso em seu negócio. E para ajudar as organizações, existem muitas estratégias e ferramentas para auxiliarem nesse sentido.
O Customer Intelligence é uma das metodologias essenciais para garantir que o cliente tenha uma experiência marcante, fazendo que o relacionamento entre empresa e cliente seja muito vantajoso para ambos.
O que é Customer Intelligence e sua importância?
A tradução do CI significa a inteligência do cliente, se trata do processo de coleta e pesquisas relacionadas ao seu público. Portanto, o customer intelligence trata do gerenciamento da big data relacionada ao banco de dados do seu público. E o seu objetivo é encontrar estratégias que melhorem a aproximação com o cliente.
Quais informações encontramos através do customer intelligence?
Não existe uma regra exata que possa definir as informações que você receberá, o CI irá buscar nos registros da empresa as melhores ações para seu negócio. Portanto, é importante entender quais serão os principais objetivos da organização.
Após definir uma meta, então é o momento de extrair dados que possam contribuir para alcançar o objetivo proposto pelos gestores. E existem informações que são úteis e que ajudam muitas empresas nessa ação como:
Dados pessoais
- Segmento profissional, renda, nível de escolaridade;
- Idade, hobbies, hábitos, interesses;
- Marcas e lojas preferidas, motivações de compras;
- Principais fontes de buscas.
Histórico com a empresa
- Histórico de compras;
- Participação nas mídias sociais;
- Problemas enfrentados e dúvidas mais comuns;
- Fechamento de contratos;
- Permanência no site da empresa;
- Avaliações em pesquisas.
3 benefícios do customer intelligence para o seu atendimento
Veja agora os principais benefícios que o CI pode trazer para o seu negócio:
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Aumenta as chances de fidelização de clientes
Alcançar a fidelização dos clientes é um dos principais objetivos de uma organização, e a metodologia de análise de dados do customer intelligence permite que a empresa personalize o atendimento ao cliente, fazendo com que o cliente se sinta próximo da marca e se fidelize.
E outro benefício de centralizar as estratégias no consumidor é a expertise criada nas soluções personalizadas, que agilizam os processos. E isso aumenta a satisfação do público fazendo com que ele promova sua marca a outras pessoas.
Afinal, ao ter o foco total no consumidor e atendê-lo de forma personalizada, o time se concentra em resolver os dilemas do cliente de forma específica e mais ágil.
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Otimização e transparência nas estratégias de relacionamento
É sempre bom lembrar que as informações sobre seu público devem estar sempre atualizadas para que seja possível utilizá-las para novas estratégias. Assim seu processo será otimizado, o que reduz muito as chances de erros durante o atendimento ao cliente.
Também é importante demonstrar clareza nas soluções, apresentar exatamente aquilo que é ofertado para que seu cliente não desista de manter um relacionamento com sua marca.
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Acompanhamento da jornada do consumidor
A jornada do cliente deve ser acompanhada com muita atenção. E o CI permite que a equipe acesse os dados necessários com mais agilidade, o que melhora no momento de trazer a solução ao consumidor durante todas as etapas que ele passa durante sua compra.
Conclusão
Diante do que vimos, podemos perceber que o customer inteligente é uma estratégia que traz benefícios importantes para seu negócio. Através dessa inovação é possível otimizar o tempo nas respostas e soluções, por meio da organização dos dados.
A JobHome terceiriza esse trabalho aos seus clientes, trazendo mais produtividade através de um time especializado em personalizar o atendimento ao cliente. O que traz mais otimização e melhores resultados para seu negócio. Saiba mais, fale com um de nossos especialistas!