O que é um Help Desk?
Traduzindo significa balcão de ajuda, o Help desk opera concentrando vários canais de comunicação como: telefonia, e-mails, sistemas, mensagens, portal da empresa, ou qualquer outro meio que receba as solicitações dos clientes, que pode ser por motivos de dúvidas, reclamações, requisição de serviços ou registro de problemas.
Esse serviço pode ser implantado de algumas maneiras como terceirizado, internalizado ou por uma equipe da empresa. Aproximando a relação entre cliente e empresa, através dele é possível obter feedbacks para melhora de seu atendimento.
Por que ele é tão importante?
O Help Desk pode ser uma área considerada estratégica para a empresa, é por meio dele que as demandas dos clientes são recebidas e atendidas. Dessa forma, pode-se dizer que a falha do setor pode gerar problemas como insatisfação e até mesmo a perda de clientes. Conheça alguns benefícios que esse suporte pode oferecer:
- Possibilidade de fidelizar os clientes: Através dele é possível manter um atendimento com excelência contribuindo para que o público seja fidelizado. O cliente transmite esse bom relacionamento para o mercado o que eleva a imagem da empresa conquistando também novos consumidores.
- Influência na decisão de compra: Atualmente o cliente não procura apenas pelo menor preço, eles buscam um atendimento diferenciado. Se seu serviço oferece uma boa experiência eles são motivados a voltar para negócios ainda maiores.
- Melhoria no pós-venda: Sempre que um cliente adquire um produto ou serviço, ele espera contar com um suporte a respeito da utilização, pois, dúvidas sobre o mesmo podem surgir. O help desk ajuda esse cliente dando todo suporte, solucionando duvidas, criando uma aproximação entre cliente e empresa.
Benefícios de terceirizar o Help Desk
Sabendo que esse serviço pode oferecer uma qualidade melhor no seu atendimento, por que não o terceirizar? Segundo pesquisa da FIESP, 91% das grandes empresas industriais são favoráveis à regulamentação da terceirização e 87% já utilizaram algum tipo de desse serviço.
Terceirizar o atendimento oferece vantagens para sua empresa, através dele economizam-se os gastos de locações de espaço e aparelhos para internalizar colaboradores, economiza-se tempo, pois, não será mais necessário treinamentos e investimentos em aumentar o número de equipe para alcançar metas.
Um dos maiores desafios para o empreendedor é conciliar a atenção dedicada ao seu negócio, aos planos de crescimento, inovação, estratégias de marketing e, ao mesmo tempo gerenciar a demanda crescente por tecnologia.
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