Com todas as evoluções e tecnologias que vieram para modificar a forma como nos comunicamos, é esperado que o comportamento do consumidor também mude acompanhando essas inovações.
Portanto, a empresa que quer conquistar e atrair esse cliente, precisa estar atualizada sobre as mudanças e exigências que serão necessárias para garantir que suas vendas continuem crescendo no próximo ano. Uma pesquisa realizada pela WGSN, indica que as alterações comportamentais do consumidor atual mudaram em função da pandemia gerada pela Covid-19.
Perfis e características do novo consumidor em 2022
Veja quais serão os perfis mais ativos de consumidores para o próximo ano e se antecipe para criar estratégias que sejam eficazes e lhe tragam uma proximidade mais com seu público:
Novos otimistas
Esses são aqueles consumidores que não se deixaram abalar e nem perderam as esperanças, mesmo diante da pandemia que trouxe muitas incertezas para a população. Mas, eles continuaram buscando por soluções que lhe tragam momentos únicos e satisfatórios através de boas experiências no atendimento.
Comunitários
Essa categoria de consumidor composto por Millenials e Geração X, estão prontos para voltarem a suas rotinas e compromissos. Eles priorizam ajudar no crescimento de sua comunidade, passam a maior parte do tempo focados no trabalho, em reuniões e estão com os dois pés estagnados no modo de trabalho excessivo que não significa necessariamente que estão produtivos.
Estabilizadores
Esse grupo está apto a se modificar e busca por otimizações que favoreçam sua saúde mental. Eles estão aptos a aderir novas formas de trabalhar, de se relacionar e cuidar do seu dia a dia. Passaram a aderir estudos através de coaches, podcasts e aplicativos que trazem um aprimoramento nesse âmbito.
A solução do multicanal
A solução multicanal agrada a todos os tipos de consumidores, já que possui diversos canais online para que o cliente possa escolher por onde ele quer entrar em contato com a marca. Além disso, facilita a aproximação já que eles estão interligados e otimizam o tempo do cliente, que hoje busca por agilidade e eficiência.
Muitas empresas erram por achar que não necessitam acompanhar os avanços tecnológicos, já que estão consolidados e entendem que os gastos para as atualizações não são necessários. Portanto, esse é o principal erro que leva muitos negócios à falência, inovações estão aí e o consumidor está acompanhando todas essas novidades.
Sem isso a empresa fica ultrapassada e acaba perdendo muitos clientes para os concorrentes. Criando uma imagem negativa e perdendo a chance de conseguir novos clientes. Se você quer destacar-se no mercado competitivo precisa entender o comportamento do seu consumidor. Nós da JobHome estamos prontos para essa revolução e obtemos as melhores ferramentas tecnológicas para trazer ao atendimento de nossos clientes uma experiência marcante. Ficou interessado? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas!