Estamos passando por uma fase atípica, devido à pandemia do Covid-19, onde muitas pessoas ficaram psicologicamente abaladas por terem que se distanciar de seus entes queridos e de suas rotinas no trabalho, ou até mesmo por sequelas da doença. Muitas empresas precisaram dar mais atenção à segurança psicológica de seus colaboradores, pois, esses problemas atingem diretamente o desempenho do time e prejudicam o andamento da produção na organização.
O home office hoje faz parte da rotina de muitas pessoas e tem possibilitado mais economia para as empresas e mais qualidade de vida aos profissionais, evitando passar horas em transportes na ida e vinda ao trabalho.
Com todas as mudanças, surgiu a questão: como eu posso cuidar da segurança psicológica dos colaboradores? Continue lendo este artigo onde iremos explorar esse tema.
Conceito de Segurança Psicológica
O conceito está em oferecer um ambiente onde as pessoas possam dar suas opiniões, trazer novas ideias e compartilhar experiências. Assim, todos que estão dividindo o espaço estará aberto para uma troca mais produtiva na empresa.
Quando não existem barreiras e nem constrangimentos é possível criar uma discussão saudável e que contribui com inovações para o bom andamento das atividades, tudo isso agregando para um clima organizacional harmonioso no local de trabalho.
Segurança psicológica nas empresas
Para conseguir criar o ambiente, é preciso entender que a gestão influencia no processo, pesquisas mostram que quando a organização investe e possui bons líderes aumenta a produtividade e a segurança psicológica de seus profissionais. Através de dois aspectos: gestão participativa e gestão inclusiva.
Gestão participativa: modelo que valoriza a participação de todos em processos referentes a administração, estratégicos e na tomada de decisões.
Nessa gestão a liderança consegue emitir aos profissionais: confiança e liberdade. Eles fazem parte do planejamento e estão participando de todas as etapas dos processos do negócio, trazendo soluções e ideias que sejam assertivas nas ações criadas para alcançar o objetivo da empresa.
Gestão inclusiva: este modelo é extremamente importante nas organizações, ele valoriza a inclusão de todas as pessoas sem existir preconceito.
É muito importante que o líder da empresa busque conhecimento pela diversidade e temáticas raciais. Sempre utilizando da empatia, pois, ele será o espelho da empresa para os colaboradores que desejam fazer parte do time. Ter consciência social é essencial nas empresas.
Como alcançar o sucesso através da segurança psicológica?
Se engana quem pensa que para alcançar o sucesso na empresa é preciso contratar pessoas que tenham a mesma cultura ou tenham os mesmos gostos. Para alcançar o sucesso é preciso oferecer ao time liberdade de expressão, onde todos possam ter uma interação próxima e igualitária.
Os cargos não devem transparecer na tomada de decisões, todos precisam ter a oportunidade de falar e serem escutados de forma cuidadosa. Essa dinâmica pode revolucionar o negócio e elevar os níveis de produtividade na organização.
Portanto, é preciso investir na segurança psicológica, de forma que ela seja bem estabelecida e que os colaboradores percebam serem parte de tudo que acontece na empresa. Além disso, ela traz alguns benefícios como:
- Redução dos índices de turnover, pois os colaboradores estão satisfeitos com seu ambiente de trabalho;
- Aumento de receita, pois mais motivados eles produzem melhor;
- equipes bem alinhadas e entrosadas, o que garante uma interação mais assertiva;
- Soluções e inovações, já que os colaboradores têm voz ativa para trazer novas ideias.
Segurança psicológica na pandemia?
Como já falamos no início do texto, o home office vem se tornando cada vez mais frequente nas empresas, seja em modelo definitivo ou híbrido. E como podemos aplicar a segurança psicológica com o colaborador estando em casa?
Promover calls diariamente
Através das videochamadas é possível criar um bate-papo com os profissionais como se estivessem no local de trabalho, onde podem surgir novas interações e ideias no decorrer das ações.
Tenha um espaço para que o colaborador se expresse
Através de aplicativos como intranet, é possível disponibilizar um alto nível de interação e promover um espaço para que os profissionais possam se expressar sobre questões profissionais e particulares também, assim você criará um ambiente leve e descontraído para que ele se sinta acolhido.
Promova ações sobre saúde mental
Mesmo que esse tema tenha mais força no mês de setembro, é preciso entender que quem está trabalhando de casa pode desenvolver sentimentos de solidão e isso pode influenciar o desempenho desse profissional em suas atividades.
Promova ações que o aproxime e ofereça a oportunidade de ele expor o que está sentindo, sempre incentivando o autocuidado.
Conclusão
As empresas que adotam esse cuidado e priorizam a segurança psicológica dos profissionais tem um ambiente de trabalho muito mais produtivo e possuem mais chances de alcançarem o objetivo que anseiam.
A Jobhome promove sempre ações que aproximem o colaborador, cuidando da sua saúde mental e ajudando nos processos de mudanças como a fase de pandemia. Conheça mais sobre nossa empresa, fale com um de nossos especialistas!