Como-se-prevenir-de-golpes-e-fraudes

Como se prevenir de golpes e fraudes virtuais durante o isolamento

Os golpes e fraudes virtuais segundo uma pesquisa da CNN, aumentaram em 124% em março no Brasil, devido ao isolamento social causado pela pandemia do Covid-19.

Foram registradas campanhas no WhatsApp prometendo máscaras, álcool em gel e cestas básicas gratuitas.

Porém, esse não é o único caso de fraudes virtuais. O roubo de senhas de sites pessoais são um exemplo comum. Golpes dos empregos que não existem em aplicativos e ataques de ransomware (vírus sequestrador) estão entre as principais ciberameaças de 2020.

Diante desses golpes é preciso estar muito atento em todas as solicitações de dados pessoais que são pedidos em sites que possam ser duvidosos. Portanto, vamos mostrar nesse texto as principais ameaças que estão em alta nesse momento no mundo virtual. Veja a seguir:

  1. Roubo de senhas de sites de entretenimento

Diante do aumento no uso de plataformas de streaming, encontrar à venda senhas do Netflix e do spotify estão cada vez mais fáceis no submundo da internet conhecido como Deep Web.

Portanto, é de extrema importância que ao entrar nesses sites não seja fornecido de forma alguma as senhas pessoais e nem gravadas ao computador caso não use o desktop pessoal.

Fazendo isso você não correrá o risco de cair em golpes e fraudes permitindo o uso para esses criminosos do mundo virtual.

  1. Golpes e fraudes do WhatsApp

Nesse caso do whatsapp, muitos golpes já são conhecidos pela sociedade. Porém, os golpes vão se modificando como empregos falsos, sequestro de perfis para usar como o titular da conta e pedir dinheiro aos parentes. Portanto, principal ferramenta de proteção é sempre habilitar o código de verificação em duas etapas e nunca fornecer esse código via SMS.

  1. Golpes e fraudes relacionados a Bitcoin

Esse tipo de golpe é mais complicado. Os cibercriminosos que conhecem esses dispositivos, furtam os dados da vítima, muitas vezes fotos comprometedoras, para exigir pagamentos em bitcoins (moeda digital) para não divulgarem o conteúdo que prejudica a imagem da pessoa.

Portanto, para evitar esses golpes sempre mantenha um bom antivírus, que esteja atualizado em seu sistema. E sempre tenha cuidado ao navegar em sites suspeitos.

  1. Ataques de Ransomware

Esse ataque é conhecido por ser um tipo de sequestro de dados com pedido de pagamento em bitcoins para descriptografá-los. Esse ataque se tornará ainda mais comum ao longo desse ano, gerando problemas em computadores pessoais e corporativos. Portanto, existem duas medidas simples podem evitar os danos desses ataques: mantenha um antivírus no seu sistema e não deixe de fazer backup (cópia de segurança) dos seus dados.

  1. Golpes e fraudes virtuais nos sites de negócios

O comercio eletrônico ainda é um dos principais alvos dos golpista virtuais. Nessa área contém o maior número de golpes on-line e é o paraíso para estelionatários. Portanto, nesse caso sempre desconfie de ofertas de produtos com preço muito fora do mercado e facilidades elaboradas para conquistar e levar a compra em links indevidos.

A tecnologia está em constante avanço em nossa época. Ela nos traz muitos benefícios e pode agilizar e proporcionar bons resultados ao ser utilizada de forma adequada.

Portanto para não cair em golpes é preciso estar atento e verificar a fundo os sites em que navega.

Nós da JobHome prezamos em primeiro lugar a segurança de dados de nossos clientes.  Monitorando a todo instante para que suas informações estejam restritas e protegidas, diminuindo as chances de golpes e fraude virtuais  que podem gerar transtornos no desenvolvimento de suas atividades. Saiba mais sobre nossos serviços, fale com um especialista!

Veja também