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Como se destacar na concorrência do segmento farmacêutico

Antigamente a única forma de conseguir uma medicação era se locomovendo até a farmácia, hoje temos a opção de receber nossos remédios em casa por meio de motoboys ou correios. O que facilitou muito e em consequência melhorou a qualidade do atendimento farmacêutico.

Muitas redes aderiram em implantar ou terceirizar a central de relacionamento com o cliente, muitas empresas de call center oferecem esse serviço para melhorar e agilizar a interação com o consumidor no momento de sua compra.

O bom relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso das vendas. Com a grande variedade de informações disponíveis online, os consumidores já chegam à loja, mais preparados sobre o produto. Portanto, somente conhecer o que se está vendendo não é o suficiente. O fator humano e a empatia se tornaram condição essencial para a qualidade no atendimento ao cliente no ramo farmacêutico.

Facilite a vida do seu cliente

É importante que o gestor da farmácia pense em outros pontos que vão trazer mais comodidade ao seu público e, consequentemente, mais agilidade ao atendimento, como:

  • estacionamento próprio;
  • quantidade adequada de colaboradores nos caixas, para evitar filas grandes;
  • sistema de senhas, para organizar o atendimento no balcão;
  • disponibilidade de bancos ou cadeiras, para o cliente esperar pelo atendimento;
  • sistema eficiente de entrega de produtos a domicílio.

São detalhes que podem fazer a diferença na atração e fidelização do consumidor, visto que vão destacar o seu negócio na concorrência acirrada desse mercado.

Treine a equipe de atendimento

O cartão de visitas do seu negócio é a sua equipe, por isso, é fundamental treinar os colaboradores para que o atendimento seja padronizado. Além de procurar o melhor preço e variedade de itens, o cliente quer ser valorizado e ter agilidade na aquisição dos produtos.

No caso específico das farmácias, é preciso considerar, ainda, que as pessoas que vão adquirir medicamentos podem estar fragilizadas emocionalmente e esperam acolhimento na hora da compra.

Dessa maneira, é importante que a equipe farmacêutica:

  • seja empática;
  • procure identificar a necessidade do consumidor;
  • seja, ao mesmo tempo, discreta e rápida no atendimento, para que o cliente não se sinta constrangido, dependendo do produto que está solicitando.

Terceirização das centrais de atendimento para delivery

O sistema delivery é muito recorrido pelos clientes que não possuem uma facilidade de se locomover até a farmácia, através de sites, ou aplicativos são feitas as solicitações, a maioria pelo telefone. Dependendo da demanda da rede é necessário e mais prático terceirizar esse serviço para que o cliente tenha um bom atendimento ágil e eficaz no segmento farmacêutico.

As farmácias precisam de um serviço muito bem estruturado para oferecer um atendimento impecável ao seu público, só assim é possível fidelizar seus consumidores e se destacar no mercado, já que hoje existem muitas redes nesse ramo.

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