Muito se tem falado sobre o modelo home office, e vimos que durante a pandemia ele trouxe muitos benefícios para as organizações que precisaram colocar seus colaboradores em casa. Evitando assim o aumento de contágio dentro de suas empresas.
O que trouxe ao conhecimento de muitos o quanto esse modelo de trabalho pode trazer lucratividade para seu negócio. Através da economia com espaços maiores, despesas domésticas e tempo que seria perdido no deslocamento até as sedes.
Mas muitas empresas ainda não se adaptaram completamente e tem algumas dificuldades na motivação de seus colaboradores que agora trabalham de suas casas. Veja algumas dicas que selecionamos para ajudar a engajar sua equipe e aumentar a produtividade do seu time.
Como manter a organização no home office?
Para manter a organização da equipe será preciso ter todos os processos muito bem alinhados, fazendo com que tudo esteja dentro do planejamento. Mantenha sua equipe sempre atualizada, promova reuniões em vídeo chamadas para deixar tudo esclarecido, assim o colaborador se sentirá mais confiante em realizar suas tarefas.
Veja alguns dos principais quesitos que necessitam de uma atenção maior para motivar seus colaboradores:
– Monitoração: chegar quais documentos o colaborador terá acesso em sua casa, dar apoio e acompanhar todo o processo de serviço no dia a dia. Uma boa dica é usar aplicativos de agenda, assim é possível compartilhar e analisar melhor o andamento das tarefas.
– Organização: Procure deixar os arquivos separados em pastas com senhas, assim cada setor que precisar usá-los receberá sua senha de autorização. Dessa forma, seus materiais não ficaram expostos a outros departamentos o que às vezes até atrapalha nas tarefas diárias.
– Disciplina: para manter um ambiente saudável mesmo a distância é preciso ter disciplina nos dois lados, o colaborador precisa entender que mesmo em casa ele precisa entregar os resultados esperados, e os gestores precisam dar total apoio ao colaborar oferecendo ajuda, e deixando claro o objetivo da empresa.
Veja agora as 3 dicas de motivação que separamos para colocar em prática no home office:
Tenha processos simples
Quando passamos a trabalhar em home office de início pode ser um pouco estranho, então simplificar os processos nesse momento é essencial para não confundir o colaborador. Se a empresa tem vários formatos e ferramentas tente focar em apenas uma seja eficiente nesse momento, isso aumentará a produtividade do profissional, pois ele conseguirá manter o foco em suas atividades.
Seja presente
Quando falamos em se manter presente significa dar apoio a todo momento, mostre ao colaborador que você está ali para mostrar o caminho que ele deve seguir, esteja sempre solícito a tirar dúvidas e ajudá-lo no que precisar. Entenda que o colaborador que recebe esse respaldo ele se sente muito mais confiante e sua a produtividade aumenta já que sabe que está no caminho certo.
Dê liberdade ao colaborador
Todas as pessoas trabalham melhor quando se sentem parte do negócio, muitas vezes o colaborador tem ideias e sugestões que podem ajudar a melhorar o serviço da empresa, sem oferecer um espaço para que ele tenha liberdade em opinar é impossível descobrir esses avanços que poderiam ocorrer. Então mostre que a opinião dele conta, além de promover motivação você ganhará um aliado para seus processos.
Entende que a empresa será produtiva se a gestão estiver bem estruturada e acompanhando todos os processos, o colaborador precisa de uma liderança que o motive mesmo a distância e com essas dicas é possível manter o rendimento das tarefas diárias sem perder a eficiência.
A JobHome é uma empresa especializada no trabalho home office, todos os nossos colaboradores são treinados e qualificados para oferecer um serviço de qualidade através dessa modalidade. Entendemos que um profissional satisfeito com o ambiente de trabalho produz muito mais.
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