Você já parou para analisar como fica a eficiência do atendimento ao cliente nos dias de greve? E quando falamos em greve, não é apenas a dos caminhoneiros que aconteceu nesses últimos dias. Temos pequenas greves comuns, mas que de uma forma ou de outra acaba impactando diretamente no atendimento ao cliente, principalmente quando temos as de ônibus. Onde muitos colaboradores não conseguem chegar ao seu posto de trabalho, não é mesmo? Mas afinal, como isso reflete no seu atendimento e na satisfação dos seus clientes?
Já falamos aqui sobre o comportamento do novo consumidor e o imediatismo que se destaca no comportamento deles. E esse imediatismo muitas vezes não consegue analisar as greves e o impacto que elas vão ter, seja na entrega de um produto ou na marcação de uma consulta. O consumidor exige de imediato uma satisfação da empresa. Mesmo que seja um pequeno pedido de desculpas, ou até mesmo um aviso que as entregas vão demorar e as consultas serão reagendadas.
Mas o que na maioria das vezes acontece, como em qualquer greve que aconteça no país, departamentos de atendimento ao cliente ficam sem operadores para conseguir atender as demandas dos consumidores e os mesmos ficam sem qualquer satisfação de como devem proceder.
Os impactos causados no atendimento
O impacto causado no atendimento ao cliente começa antes, durante e depois da greve. Os anúncios de que podem surgir manifestações e greves já deixam consumidores apreensivos. E é aí onde empresas precisam se preparar para manter um bom relacionamento com o cliente até que tudo se normalize. Mas na maioria das vezes acontece totalmente ao contrário e os impactos disso são grandes. Os impactos mais comuns são:
- Aumento de reclamações em sites, redes sociais e até em órgãos de defesa do consumidor
- Perda de clientes
- Queda no índice de satisfação dos clientes
- Congestionamento de linhas telefônicas a espera de um atendimento
- Sobrecarga de trabalho para quem consegue chegar em seus postos de atendimento
- Desmotivação de funcionários com sobrecarga e locomoção ao trabalho em dias de greve (quando conseguem chegar)
Como isso afeta o seu relacionamento com o consumidor
Certamente se sua empresa não tem uma solução planejada para esses dias de greve que podem ocorrer a qualquer momento, o impacto no relacionamento com o consumidor só tende a ser negativo e muitas vezes irreversível.
Como o seu atendimento pode funcionar mesmo em dias de greve
Garantir a qualidade no atendimento e a satisfação do cliente é um desafio diário para muitas empresas e quando falamos de greve, isso se torna ainda mais desafiador. E foi justamente a partir desse problema enfrentado por muitas empresas que surgiu o Call Center Home Office, cujo objetivo é otimizar seu atendimento e garantir a satisfação dos seus clientes mesmo em dias de greve. Isso porque, independente de qualquer paralisação, o seu atendimento estará a disposição dos clientes, funcionando normalmente.
O call center home office permite que todos os seus operadores trabalhem de casa, sem a necessidade de perder horas esperando um transporte público passar, e quando as coisas estão normalizadas, essas horas não precisam ser perdidas no trânsito. O resultado disso é o aumento de produtividade, qualidade no atendimento e com profissionais mais qualificados que não optariam por trabalhar em um call center tradicional, pois, buscam mais qualidade de vida e um trabalho que permita isso.
Quer saber mais sobre como o atendimento ao cliente home office pode aumentar a satisfação dos seus clientes mesmo em dias de greve? Fale conosco.