O sucesso de uma empresa depende muito de como ela se comporta com seu cliente. A empresa que pretende manter um relacionamento próximo que gere a fidelização, precisa estar sempre atenta em inovações e estratégias que sejam eficazes para manter o cliente satisfeito com seus serviços.
Existem alguns métodos que estão sendo utilizados e que garantem uma boa experiência durante a jornada de compra do consumidor e a empresa deve aproveitar essa relação. E através do Ciclo de Vida do Cliente você consegue gerar valor e rentabilidade. Veja mais sobre essa técnica nesse texto.
O que é Ciclo de Vida do Cliente?
O Ciclo de Vida do Cliente inclui todas as etapas da jornada do cliente em sua empresa, desde quando ele decidiu entrar em contato até o pós-venda.
Seu objetivo é entender quais são as necessidades do consumidor, suas expectativas, para ser possível criar estratégias eficientes que encantem o cliente e traga boas experiências durante sua passagem com a marca.
Além disso, através das informações reunidas durante a jornada, a empresa consegue compreender qual é a persona exata do seu negócio, podendo focar nesse público e alcançá-los com mais eficácia.
Quais as etapas do Ciclo de Vida do Cliente?
Vamos mostrar agora as etapas do Ciclo de Vida do Cliente, assim é possível entender a jornada de relacionamento através de proximidade, engajamento e comunicação. Veja a seguir:
Obtenção e segmentação
Essa primeira etapa se trata do primeiro contato do cliente, quando ele ainda não sabe o que realmente precisa. Ele encontra sua empresa através de ações de marketing, publicidades e conteúdos feitos para sua rede de nutrição. Depois que ele conhece suas soluções ele passa para o próximo nível.
Conversão
Manter um bom fluxo de conteúdo e materiais educativos ajudam na decisão do cliente ao escolher sua empresa. Nessa etapa ele se convence que seus serviços ou produtos podem trazer a solução que ele tanto procura.
Retenção
Apostar no pós-venda é extremamente importante para quem deseja manter o cliente fidelizado. Nessa etapa a empresa precisa colocar seus esforços em criar um relacionamento com o cliente para ele realizar novas negociações, através dessa proximidade o cliente se torna um defensor de seus produtos e expõe sua opinião aos conhecidos.
Recuperação
O Ciclo de Vida do Cliente pode ser rompido por inúmeros fatores, mas a empresa não pode deixar que aquela relação termine. Existem estratégias de recuperação que oferecem ao cliente, motivos para ele continuar mantendo ligação com sua organização, através de vantagens e ações que mostre os benefícios em continuar fidelizado com você.
Conclusão
Agora que já esclarecemos o que é de fato o Ciclo de Vida do Cliente, você já percebeu como é importante acompanhá-lo em seu negócio. Com todas as informações obtidas durante sua jornada de compra é possível entender qual seu público-alvo. E assim gerar estratégias que sejam mais eficazes para garantir uma fidelização.
A Jobhome acompanha a jornada de compra de seus clientes e utiliza estratégias para manter a satisfação em seu atendimento. Assim é possível garantir que a cada interação o consumidor tenha uma experiência positiva, através de qualidade e eficiência. Quer conhecer mais sobre nossos serviços? Fale com um de nossos especialistas!