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Boas práticas para o atendimento nas redes sociais 

As redes sociais hoje vêm sendo grandes aliadas no atendimento ao cliente. Todas as empresas que procuram se destacar através da qualidade nesse serviço precisa ter as redes bem estruturadas. 

Através dessas mídias é possível criar um relacionamento com o consumidor aproximando-o do seu negócio e aumentando as chances de novas negociações. Portanto, estratégias como o Omnichannel, está sendo usada para centralizar esses canais, oferecendo um atendimento de qualidade e com eficiência.

Então, pensando em melhorar esses processos de redes sociais no seu negócio preparamos 5 dicas com as melhores práticas para evoluir seu atendimento e trazer experiencias positivas nesse cenário:

1ª prática: prioriza a necessidade do cliente nas redes

Quando o cliente entra em contato com sua empresa é muito importante que se entenda o motivo que o levou a te procurar. Pois, independente da causa é preciso mostrar total atenção no problema que ele tem para criar, através da interação, um relacionamento próximo.

Mas, caso o cenário exista mais atenção e você não possa trazer a solução de imediato é preciso envolver ferramentas que te apoiem nessa comunicação como telefonemas para o cliente saber que a empresa quer que ele se sinta feliz com a negociação.

2ª prática: tenha agilidade nas respostas 

Nem todos os atendimentos via telefone oferecidos pelas empresas estão disponíveis fora do horário comercial. Mas as redes sociais quebram esse paradigma, pois eles passam ao cliente a disponibilidade de entrar em contato com a marca a qualquer momento. 

Em uma pesquisa The Social Habit, indica que 42% dos consumidores esperam uma resposta nas mídias sociais em 60 minutos. E isso nos mostra que ter agilidade nas respostas é algo que o cliente espera e que gera satisfação com sua marca.

Veja os efeitos negativos que demorar em reposta traz para seu negócio:

  • Compartilhamento de experiência negativa com amigos e familiares;
  • Busca por canais de denúncia que prejudicam a imagem da marca;
  • Reclamações públicas que levam sua marca a perder a credibilidade.

Como vimos a agilidade nas respostas são imprescindíveis em suas estratégias de fidelização com o cliente.

3ª prática: tenha uma equipe capacitada para gerenciar crises 

Vemos muitos textos falando sobre as vantagens de obter redes sociais, que elas trazem para seu negócio novas oportunidades. Porém, não saber manusear esses canais pode trazer muitos prejuízos para sua empresa.

Caso alguém se sinta prejudicado pelo seu estabelecimento, comentários negativos podem potencializar uma comoção negativa entre público de suas redes. Então é preciso ter uma equipe especializada e treinada para gerenciar essas questões com atenção e humanização. 

4ª prática: Ofereça todas as informações necessárias em suas páginas

Você já deve ter entrado em alguma página de empresa a procura de informações como telefone, endereço, site e se decepcionou com a marca por não oferecer esses dados que são tão importantes. 

Então, lembre-se de sempre deixar sua página atualizada com todas as informações necessárias para que o cliente possa entrar em contato com seu negócio. Oferece ao seu público alternativas que facilitem sua passagem nesses canais.

5ª prática: utilize a mesma linguagem em todos os canais

Existe um erro que acontece muito com as empresas, eles pensam que por ser redes sociais a comunicação precisa ser descontraída e até impessoal. Porém, é preciso entender se combina com a linguagem do seu negócio, por exemplo, uma empresa de previdência privada no qual a sua linguagem é mais formal, trazer gírias e trocadilhos não traz seriedade.

Portanto, tenha sempre em mente que as redes sociais devem mostrar o que sua empresa realmente é. 

Na JobHome nós entendemos a importância do Omnichannel e oferecemos um atendimento de qualidade e com eficiência em todos os canais de nossos clientes. Priorizamos o relacionamento através de experiências marcantes e satisfatórias. Quer conhecer mais sobre nossos serviços? Fale com um de nossos especialistas!

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