A ética profissional é o conjunto de normas e condutas que conscientizam as atitudes do colaborador no ambiente de trabalho. Portanto, o profissional conquista mais respeito, credibilidade, confiança e reconhecimento dos seus superiores e colegas de equipe ao seguir os princípios da ética. Toda empresa deve haver um código de conduta ética, para que assim possam entrar em acordo com o comportamento de seus funcionários.
Para que haja harmonia no ambiente de trabalho, são indicados comportamentos éticos, sendo eles:
– Altruísmo
– Moralidade
– Solidariedade
– Consciência
– Responsabilidade
Ao seguir as normas éticas, o profissional passará a ser naturalmente mais respeitado e admirado. Assim também poderá evitar atritos entre os colegas de trabalho, ressaltando e fazendo prevalecer a harmonia no ambiente em que trabalha.
Juntamente com a colaboração aos colegas, também pode haver parceria com a empresa em que atua, pois aumenta o trabalho em equipe, honestidade em feedbacks e o aumento de resultados quando se trata de trabalho em conjunto. Assim fazendo que seja benéfico e vantajoso para todos, tanto individual, como profissional.
Você precisa entender e respeitar os limites de sua função, zelar pelos instrumentos de trabalho e o patrimônio da organização e contribuir para o bom rendimento de sua equipe. Por isso, conheça alguns fatores que auxiliam nesse processo:
- Seja honesto com todos os colegas de equipe;
- Respeite o sigilo de sua empresa;
- Tenha comprometimento com suas tarefas e seus colegas;
- Seja prudente, diferenciando as relações pessoais e profissionais;
- Tenha humildade e entenda que ninguém é melhor que ninguém;
- Não prometa aquilo que não possa cumprir
- Saiba fazer e receber críticas;
- Reconheça o mérito alheio;
- Respeite a privacidade dos demais colegas de serviço;
- Evite fofocas, para evitar atritos no ambiente de trabalho.
E caso tenha alguma questão com alguém, chame-a para conversar e esclareça aquilo que está o incomodando. Se cometer algum erro, reconheça e peça desculpas. Essa é a melhor forma de evitar desentendimentos e conservar a atmosfera positiva no trabalho. Portanto, respeitando e prezando pela ética profissional.
Já para o telemarketing, existem algumas normas um pouco mais específicas que se adequam a profissão em si, que diferente de algumas, se consiste em vendas por ligação, tendo mais contato e preocupação com os clientes e como os tratá-los. Elas são:
- Identificação – seu nome, nome da empresa, objetivo da ligação;
- Clareza – toda oferta deve ser clara, honesta e completa;
- Não se deve depreciar o concorrente;
- Respeitar a privacidade do cliente;
- É vedada a venda a menores de idade.
Portanto, sabemos que o telemarketing também se enquadra nos termos de ética. Sendo home office ou não, todos devemos agir com concordância ao código de ética proposto. Por isso a JobHome promove reuniões periódicas para alinhar e interagir com nossos colaboradores criando uma relação de respeito e de confiança!
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