Manter os clientes ativos, satisfeitos e leais, de modo que eles nem considerem procurar outros concorrentes são o objetivo de toda empresa que procura se manter no mercado. Então para ajudar a alcançar essa meta vamos mostrar os benefícios do Customer Experience.
Buscar estratégias para melhorar a experiência do consumidor é importante para fidelizar seu público, não basta acreditar em ideias inovadoras com ferramentas desatualizadas que causam falhas.
Conceito do Customer Experience ou Experiencia do Cliente
Em uma explicação técnica é a experiencia do cliente, a percepção do consumidor de sua interação racional, física, emocional, subconsciente e psicológica com qualquer parte de uma empresa.
Na prática, podemos considerar que é basicamente a percepção no cliente a partir de cada interação com sua empresa. E quando falamos desse assunto podemos citar algumas opções:
- Anúncios em qualquer meio de comunicação;
- Navegação no site da empresa;
- Contato com um representante comercial (presencial ou pelo canal digital);
- Visita a uma loja física;
- Central de Relacionamento ou SAC;
- Contato com o produto e sua embalagem;
- Prestador de serviço da empresa;
Em todo departamento é essencial que o principal objetivo seja a boa relação com o consumidor, gerando um experiência satisfatória com sua empresa.
Medidas para uma experiência positiva
Mapear as interações: Procure saber como ocorre o contato do público com a empresa, para assim realizar uma pesquisa dos pontos fortes e fracos dessa interação. Sempre visando a qualidade do atendimento.
Para obter o diagnóstico completo é necessário conhecer a rotina da central, participando dela de uma forma afetiva. Dessa forma fica fácil implantar novas estratégias para melhorar a experiência, buscando sempre entregar um serviço de qualidade.
Focar na satisfação do consumidor: O ponto de mais relevância para uma empresa é a satisfação do cliente com sua marca/produto. Portanto, são necessários alguns cuidados especiais que fazem a diferença no atendimento prestado.
Após uma soma de fatores é possível mensurar o que está convertendo melhor na relação com seus consumidores, uma ótima opção é realizar uma pesquisa, podendo ser ao terminar a ligação, de acordo com as respostas é possível direcionar esforços para alcançar o foco.
Cuide da capacitação dos atendentes: A atuação dos atendentes impacta diretamente na percepção do cliente, portanto, é importante os treinamentos e atualizações para assim promover a melhor experiência do cliente. Para uma relação duradoura o cliente precisa ser atendido com toda cordialidade necessária no primeiro contato, para que a relacionamento seja humanizado fidelizando o mesmo.
É indispensável que a empresa ofereça um ótimo atendimento e uma excelente experiência ao cliente nos pontos de contato que estiverem abertos. Confira sempre como a concorrência atua, pois, você precisa estar dentro do nível exercido no mercado, para que seu serviço seja diferenciado. A JobHome oferece a melhor experiência para seus clientes, fale com um de nossos especialistas.