Um dos principais obstáculos que muitas empresas enfrentam é conseguir reconquistar um cliente. Sabemos a importância que é reter bons clientes e o custo para mantê-los em sua base é muito menor do que os investimentos para atrair novos clientes.
Porém, existem maneiras eficazes que podem solucionar esse problema, e nós vamos mostrar tudo nesse texto. Não perca nossa dica e continue a leitura!
Qual é a importância de recuperar clientes inativos?
Trazer os clientes inativos de volta para sua base é muito importante para seu negócio. Aliás, sabemos que nenhuma empresa consegue se manter apenas com novas aquisições de clientes.
O custo de aquisição de Clientes costuma ser muito alto, são gastos com estratégias que possam ajudar na fidelização desses clientes. Portanto, é preciso avaliar se reconquistar aquele grupo de consumidores inativos irá compensar o investimento.
4 Estratégias para reconquistar seus clientes perdidos
Veja agora quais estratégias são eficazes para recuperar seus clientes inativos. E garantir a produtividade do seu negócio:
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Descubra quem são os seus clientes inativos
Primeiramente é preciso analisar o tempo médio de intervalo de compra. Com essas informações é possível saber quanto tempo um consumidor leva para adquirir um produto novamente com você. Assim conseguimos achar aquele cliente inativo.
Após essa análise agora chegou o momento de extrair todos os dados sobre esse cliente, como o que ele comprava, sua periodicidade, quais suas expectativas com sua marca e seus produtos. Isso ajuda na identificação de possíveis falhas para corrigi-las quanto antes.
- Faça uma segmentação desses clientes
Para que suas estratégias de recuperação de clientes sejam mais eficazes e tragam bons resultados é preciso fazer uma segmentação. E o motivo é muito simples, existem vários clientes com perfis diferentes, entender essas particularidades são essenciais para obter sucesso no processo de reconquistar.
E nós temos algumas sugestões que podem te ajudar nesse processo de segmentação, que é a divisão por:
– Afinidades;
– Ticket médio de compra;
– Tempo sem realizar uma compra;
– Faixa etária.
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Defina as estratégias para cada grupo
Após a segmentação, chegou o momento de criar as melhores estratégias para alcançar esse cliente inativo com uma comunicação mais personalizada.
Para isso você precisa da informação de quais meios são mais assertivos para cada grupo, assim saberá qual ferramenta será usada para a interação como:
- Email marketing;
- SMS;
- Redes sociais;
- Ligações.
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Planeje o pós-venda
Agora chegou o momento do pós-venda, onde você irá conquistar aquele cliente de volta para sua marca. Nesse momento é preciso muita dedicação e empenho para retê-lo e fazer com que o esforço não seja em vão.
Portanto, invista em pós-venda, mostre ao cliente que você se preocupa com ele e que deseja manter uma relação fideliza com o mesmo. Assim ele se sentirá acolhido por sua marca.
Conclusão
Reconquistar clientes não é uma tarefa muito fácil como observamos no texto, é preciso que a empresa invista em seus clientes, fazendo com que eles voltem a realizar compras e continuem fidelizados com sua empresa.
A JobHome oferece serviços de pós-venda, pois entende que esse momento é muito importante para a concretização de novos negócios. Conheça mais sobre nossas soluções, fale com um de nossos especialistas!