Por conta da pandemia do Covid-19, muitas empresas tiveram que recorrer ao home office. E muitas dessas empresas não obtinham conhecimento desse modelo na prática, mas aderiram para que suas atividades não fossem suspensas, o que resultaria em grandes perdas econômicas.
Diante de uma pesquisa realizada pelo Buffer no final de 2019, mostrou que 98% dos funcionários e trabalhadores entrevistados gostaria de trabalhar remotamente ao menos uma vez na vida.
Para manter produtividade nessa modalidade é preciso adotar algumas medidas, além de muita disciplina e comprometimento, pois não é um trabalho fácil como todos imaginam.
Veja o depoimento da nossa agente Lilian Braga:
JH: Qual a principal mudança que ocorreu em sua vida após começar a trabalhar em casa?
LB: Sem dúvidas o tempo! Tempo para mim, para os meus filhos, para minha família, para a minha casa. A imagem que nos reflete quando falamos de um call center é totalmente o oposto do que vivemos aqui. Li um estudo uma vez onde dizia que grande maioria dos operadores de telemarketing, principalmente os de muito tempo, eram afastados de suas funções por traumas psicológicos, depressão, ansiedade e etc… Um alto índice desse se ocasiona através do transporte público, que eu particularmente detesto. O home office me faz crer que boa parte disso pode ser evitado. É algo positivo tanto para o empregado, quanto para o empregador.
Conversamos com algumas de nossas agentes que já trabalham em home office mesmo antes dessa pandemia, e pegamos algumas dicas valiosas que iremos passar nesse texto.Confira as dicas abaixo:
Dica 1: Defina horários para o home office
Em primeiro lugar é necessário definir os horários. Estabelecer uma rotina para se manter produtivo no dia a dia.
Tentar repetir o mesmo expediente realizado na empresa pode ser uma ótima ideia, incluindo as pausas para o almoço e eventuais momentos de relaxamento.
Ficar tempo demais se dedicando a uma mesma atividade pode gerar desconcentração e cansaço, por isso um bom método é usar um planejamento, dividindo suas atividades diárias em partes para manter o rendimento dos seus serviços.
Dica 2: Escolha um local ideal
Escolher o local é crucial para o rendimento das suas atividades, quando se trata de trabalho remoto provavelmente significa passar muito tempo sentado à frente de um computador. Por isso, é aconselhável investir nos acessórios que serão necessários.
Por exemplo: ter uma cadeira ergonômica e confortável, além de um bom computador, é fundamental. Pensar no local onde vai trabalhar também é importante, um lugar arejado, bem iluminado e longe da transição do lar é essencial.
Dica 3: Mantenha a comunicação com sua equipe em home office
A comunicação é o fator principal que irá te ligar a empresa, mantendo um bom relacionamento entre sua equipe e gestores. A melhor estratégia para comunicação, é pesquisar canais que supram todas as necessidades de trabalho. Hoje existem muitos que auxiliam essa necessidade como Skype, Slack, Zoom, Asana, Workplace ou Google Hangouts. A escolha fica de acordo com os gestores e as necessidades da empresa.
Se possível, priorizar as vídeochamadas e videoconferências para reuniões. Sem ver a expressão dos outros, muitos podem confundir a intenção das falas, o que gera rumores na comunicação e desentendimentos.
Dica 4: Tem crianças em casa? Não se desespere
Devido ao fechamento das escolas, muitos devem trabalhar de casa com a presença de seus filhos. Não veja isso como um problema. Dependendo da idade, você pode elaborar brincadeiras que os entretenham como quebra-cabeças, pinturas, livros ou algo que os incentivem a desenvolver as atividades sozinhos.
Caso tenha bebês na casa, uma boa ideia é revezar os cuidados com o parceiro ou parceira que também está trabalhando remotamente, se dividindo em turnos, para que suas atividades sejam produtivas.
Seja flexível e realista, alinhe as expectativas com a liderança da empresa e deixe-os cientes que nesse período em especial precisará alternar a atenção entre o trabalho e os filhos.
Dica 5: Cuide da sua saúde mental
Fazer pequenas pausas de 15 minutos, são importantes no home-office. Assim como no trabalho dentro de uma empresa, não há como realizar suas atividades saudavelmente por oito ou dez horas a fio. Portanto, marque um horário de almoço. Estipule descansos. Do contrário, você vai ver seu dia escapar de você, assim como suas oportunidades para recarregar as baterias.
Planeje bem essas pausas, faça uma caminhada, um pequeno lanche, um tempo com os pets.
Não adianta parar de trabalhar só para ficar planejando as tarefas seguintes ou ficar em frente a tv ouvindo notícias que possam aumentar a ansiedade. Cuide da sua saúde mental!
Gostou das nossas dicas? Conheça mais sobre nosso material e tire suas dúvidas com um de nossos especialistas!