Ética-profissional

Ética profissional

A ética profissional é o conjunto de normas e condutas que conscientizam as atitudes do colaborador no ambiente de trabalho. Portanto, o profissional conquista mais respeito, credibilidade, confiança e reconhecimento dos seus superiores e colegas de equipe ao seguir os princípios da ética. Toda empresa deve haver um código de conduta ética, para que assim possam entrar em acordo com o comportamento de seus funcionários.

Para que haja harmonia no ambiente de trabalho, são indicados comportamentos éticos, sendo eles:

– Altruísmo

– Moralidade

– Solidariedade

– Consciência

– Responsabilidade

Ao seguir as normas éticas, o profissional passará a ser naturalmente mais respeitado e admirado. Assim também poderá evitar atritos entre os colegas de trabalho, ressaltando e fazendo prevalecer a harmonia no ambiente em que trabalha.

Juntamente com a colaboração aos colegas, também pode haver parceria com a empresa em que atua, pois aumenta o trabalho em equipe, honestidade em feedbacks e o aumento de resultados quando se trata de trabalho em conjunto. Assim fazendo que seja benéfico e vantajoso para todos, tanto individual, como profissional.

Você precisa entender e respeitar os limites de sua função, zelar pelos instrumentos de trabalho e o patrimônio da organização e contribuir para o bom rendimento de sua equipe. Por isso, conheça alguns fatores que auxiliam nesse processo:

  • Seja honesto com todos os colegas de equipe;
  • Respeite o sigilo de sua empresa;
  • Tenha comprometimento com suas tarefas e seus colegas;
  • Seja prudente, diferenciando as relações pessoais e profissionais;
  • Tenha humildade e entenda que ninguém é melhor que ninguém;
  • Não prometa aquilo que não possa cumprir
  • Saiba fazer e receber críticas;
  • Reconheça o mérito alheio;
  • Respeite a privacidade dos demais colegas de serviço;
  • Evite fofocas, para evitar atritos no ambiente de trabalho.

E caso tenha alguma questão com alguém, chame-a para conversar e esclareça aquilo que está o incomodando.  Se cometer algum erro, reconheça e peça desculpas. Essa é a melhor forma de evitar desentendimentos e conservar a atmosfera positiva no trabalho. Portanto, respeitando e prezando pela ética profissional.

Já para o telemarketing, existem algumas normas um pouco mais específicas que se adequam a profissão em si, que diferente de algumas, se consiste em vendas por ligação, tendo mais contato e preocupação com os clientes e como os tratá-los. Elas são:

  • Identificação – seu nome, nome da empresa, objetivo da ligação;
  • Clareza – toda oferta deve ser clara, honesta e completa;
  • Não se deve depreciar o concorrente;
  • Respeitar a privacidade do cliente;
  • É vedada a venda a menores de idade.

Portanto, sabemos que o telemarketing também se enquadra nos termos de ética. Sendo home office ou não, todos devemos agir com concordância ao código de ética proposto. Por isso a JobHome promove reuniões periódicas para alinhar e interagir com nossos colaboradores criando uma relação de respeito e de confiança!

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